Notícias

CRAS promove Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Idosos e Crianças

           O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos caracteriza-se pelo atendimento à população acima de 60 anos residentes em São João do Oeste. Ofertado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Família Cidadã é realizado numa das salas do Centro de Pastoral.            

          Trata-se de um espaço de conquista e efetivação dos direitos da pessoa idosa, da promoção da convivência e ampliação da circulação social. É desenvolvido através de um conjunto de ações visando à prevenção, inclusão e promoção social.

        O primeiro encontro foi realizado no dia 09 de agosto com uma reflexão temática acerca do tema Afetividade. Já o segundo encontro, foi realizado no dia 16, onde fora promovida uma palestra participativa sobre Autoestima, bem como desenvolvida uma dinâmica para reforçar o tema. Nos encontros subsequentes foram trabalhadas temáticas livres promovendo assim a autonomia e questões de escolhas na vida.

A metodologia de trabalho realizada no grupo estimula a participação e promove a valorização do idoso na família e na sociedade.

               O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças tem entre suas finalidades complementar o trabalho social com famílias realizado pelo CRAS, bem como prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e de risco social. Promover e assegurar o convívio familiar e comunitário, desenvolvimento da autonomia das crianças a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária e o fortalecimento dos vínculos familiares.

 Destaca-se que o público alvo são crianças e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Programas Sociais do Município e que vivenciam situação de fragilização de vínculos e vulnerabilidade social.

 Os encontros para as crianças estão sendo realizados uma vez por semana, nas quartas-feiras, no período matutino e vespertino no CRAS.  Já na comunidade de Beato Roque, juntamente com o grupo Primavera, o SCFV para Crianças é realizado uma vez por mês no mesmo dia que é realizado a oficina do Grupo Despertar.