Movimento Econômico ano base 2015 é apresentado

Na tarde de quarta-feira, dia 16, foram apresentados os dados do Movimento Econômico ano base 2015 do município de São João do Oeste – agropecuária, indústria e comércio. Estiveram presentes no encontro, o Prefeito Municipal, Secretário da Agricultura, Agrônomo, Vereadores e representantes de empresas.

Conforme o Diretor do Movimento Econômico, Roberto Paulo Rambo, o objetivo da apresentação é expor os valores gerados durante o exercício e os reflexos que isso vai representar para o município nos próximos anos.

A economia brasileira no ano 2015 registrou números negativos praticamente em todos os setores e os reflexos também foram sentidos nos municípios. São João do Oeste, que tem sua economia baseada no setor agropecuário, registrou em 2015 uma queda de 4,11% no Movimento Econômico Agropecuário comparado com o ano base 2014, atingindo um valor de R$ 210.187.833,13. O que afetou negativamente o Movimento Econômico Agropecuário foi principalmente a queda nos valores registrados na atividade da avicultura e também registrou-se uma queda nos valores da comercialização de leite. A apuração é acompanhada mensalmente pela Unidade Conveniada da Fazenda Estadual do município e a preocupação inicial era que a queda no Movimento Econômico poderia ser maior. Mas, com a colaboração dos produtores rurais, prestando contas conforme determina a legislação e um rigoroso controle no setor, a situação foi revertida para uma queda menor.

Apesar de todas as dificuldades em 2015, a indústria e o comércio do município registraram um aumento significativo no Movimento Econômico, crescendo 13,23% em comparação com o ano de 2014, atingindo um valor de R$ 67.129.601,77. Com o crescimento da indústria e comércio, o Movimento Econômico total do município praticamente ficou estável, a queda ficou em 0,42%.

Com a apuração feita, São João do Oeste terá um Movimento Econômico ano base 2015 no valor de R$ 277.317.434,50.