Produtores rurais devem ficar atentos às adequações nos serviços do Setor de Obras

O Diretor de Garagem, Leandro Bohnenberger, esclarece algumas situações importantes para os agricultores que necessitam de serviços de máquinas do Setor de Obras.

Quanto a questão do pedido de serviços de máquinas, como os produtores rurais devem proceder?

A gente pede encarecidamente aos munícipes que tinham pedidos feitos na Administração passada, que tenham a gentileza de retornar até a Secretaria para vermos os pedidos que foram executados ou não, ainda pela gestão anterior. Nós tivemos casos em que as máquinas foram até a propriedade de famílias para fazer os serviços, mas este já havia sido executado. E para evitarmos estas despesas de deslocamento de máquinas e perda de tempo, a gente solicita que venham refazer estes pedidos na Secretaria. E destacar também que faremos somente os serviços que cabem a secretaria, como acessos e enterro de animais, assim como fontes protegidas em parceria com a Agricultura.

Os acessos que o agricultor queira que sejam feitos, a gente esclarece que eles não precisam vir até a secretaria. Basta falar com o operador da patrola quando estiverem patrolando a estrada próxima a sua propriedade, que estes executarão os serviços.

E sobre o parque de máquinas, alguns reparos foram necessários no início do ano para deixar o maquinário em boas condições e oferecer um serviço de qualidade a população. Neste momento, qual a real situação do nosso parque de máquinas;

Aos poucos a secretaria volta ao ritmo normal de trabalho. Gradativamente a gente veio recuperando as máquinas e com ao auxílio de terceirizadas, contratadas em processo licitatório, a gente já conseguiu recuperar praticamente todas as estradas gerais do município. Ainda temos algumas máquinas paradas, como é o caso do rolo compactador, um trator de pneus e a escavadeira giratória, sendo que esta deverá ser reincorporada no parque de máquinas nos próximos dias. Diante disso, pedimos que o munícipe compreenda a situação e aguarde a chegada de sua vez para a realização dos serviços. Porque de momento estamos priorizando a recuperação das estradas gerais.

Foram necessários alguns reajustes no valor da Hora Máquina. É importante que cada munícipe compreenda esta situação;

Pelo decreto 20/2017 foram reajustados os valores de serviços da hora/máquina prestados pela Secretaria de Obras. A última alteração fora efetuada em 2013, estava, portanto, bastante defasada e não condizia mais com a realidade. Lembramos que a secretaria continua fazendo os trabalhos de cascalhamento e recuperação de acessos gratuitamente aos produtores. Salientamos, porém, que é de responsabilidade do produtor a abertura de acessos novos para estabelecimentos, como pocilgas, estábulos, chiqueirões ou aviários. Para este serviço, o produtor deverá contratar máquina terceirizada, podendo usufruir de programas municipais de incentivo. A secretaria fará apenas o posterior cascalhamento e compactação deste acesso.

Com a grande produção que há no município também existe uma grande concentração de animais. O setor de obras efetua o enterro de animais, diretamente na propriedade do agricultor que venha a sofrer alguma perda. Esta situação Leandro, ela precisa de algumas adequações. Que providências serão tomadas, quais as alterações quanto a questão de enterro de animais;

A secretaria vem realizando o enterro de animais e pede ao produtor que acompanhe a execução deste serviço. O pedido de enterro deverá ser feito imediatamente quando constatada a morte do animal, para que possamos organizar um roteiro e evitar dois ou três descolamentos para a mesma comunidade. Pede-se que o produtor, no momento do enterro de bovinos, tenha em mãos o número do brinco deste animal, cadastrado na CIDASC. De agora em diante, este deverá constar no termo de serviço prestado, assinado pelo produtor. Este número deverá ser efetivamente aquele cadastrado na CIDASC.