Notícias

VÍDEO: Eucalipto será usado na reforma de pontes no interior

   Hoje, dia 21 de setembro, comemora-se o dia da Árvore. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra, pois aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies. Além disso, existem várias plantas frutíferas. A preservação e o cuidado com o meio ambiente são fundamentais. As árvores possuem importantes aplicações econômicas, como por exemplo, a madeira, que serve de matéria-prima para diversas demandas.

    O reflorestamento de áreas é uma prática bastante adotada em São João do Oeste. O eucalipto, que teve seu plantio muito incentivado em outras épocas, recebe um olhar diferenciado a partir deste ano por parte da Administração Municipal. O maior uso da madeira é uma forma de agregar valor ao produto, conscientizando sobre a importância do setor para a economia local.

    Dentro desta ótica, o Município contratou uma empresa por meio de Pregão Presencial para fazer o manejo de eucaliptos plantados no Viveiro Florestal, cuja área é superior a 5 hectares. Conforme o Secretário da Agricultura, Genésio Anton, a madeira será usada em diversas demandas do setor público. Entre os destaques está a reforma de pontes no interior, como por exemplo, a ponte pênsil em La. Palmeiras, onde Genésio estipula a data de 15 de novembro para a entrega da obra. A madeira, oriunda de toras maiores, é devidamente tratada na autoclave instalada no município. Esta madeira passará por um processo que dura entre 8 a 9 meses, visando garantir maior durabilidade. Genésio explica que será recuperada ainda uma ponte em Ervalzinho e outra em Linha Itacuruçu. “Com isso conseguiremos otimizar os recursos disponíveis, além de agregar valor à madeira de eucalipto”, comenta Anton.

   Para o próximo ano, com a realização da Expo São João, boa parte da madeira será destinada para a preparação do local que receberá a exposição agropecuária. 

Assista a Reportagem sobre o tema, feita diretamente no local: 

https://www.youtube.com/watch?v=ISrsfButTpQ