Embaixador da Romênia conhece alguns pontos turísticos de São João do Oeste

O embaixador Stefan Mera e a embaixatriz Lígia Mera estiveram em visita oficial ao município de São João do Oeste e foram recepcionados no Empório Lac Lélo. Lá, conheceram um pouco mais sobre este atrativo turístico do município. O prefeito Fernando Bisigo destacou alguns aspectos de São João do Oeste, ao embaixador e representantes do Consulado Romeno, que estiveram presentes. O empresário Rúben Grasel deu as boas-vindas ao embaixador, apresentando o ponto turístico e as atividades desenvolvidas, ao grupo.

Em seguida, partiram para conhecer a Prefeitura Municipal, a Igreja Matriz e o Termas São João, onde o Grupo de Danças Juvenil ‘‘Liebe Zum Tanz’’ fez uma apresentação especial ao embaixador e a embaixatriz, que ficaram encantados com a receptividade e a cultura de São João do Oeste. “Muito interessante a organização e a forma de trabalho e administração desta região do pais”, comentou. Citou ainda as semelhanças dos municípios da região com seu país de origem, evidenciando a cultura local.

O Embaixador Stefan Mera, que atende na embaixada em Brasília, ressaltou que a instituição do Consulado em Iporã do Oeste, e a atuação do Cônsul Honorário Edson Dreher, contribuem muito para a relação entre os dois países em aspectos culturais, econômicos e sociais.

Afirmou ainda estar impressionado com a organização dos descendentes romenos na região. Em relação a cidadania romena, destaca que os trabalhos estão sendo encaminhados através do consulado de Iporã do Oeste.

Nos municípios de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Mondaí, em torno de 6 mil descendentes romenos estão cadastrados na Associação. Desde 1989, a entidade realiza encontros de integração dos descendentes e familiares. A estimativa é de que a etnia atinja cerca de 15 mil descendentes na região. O nome Bessarabianos deriva da província da Bessarábia na Romênia, local de onde vieram para o Brasil grande parte dos descendentes, por volta de 1920.