Notícias

Confira as principais atividades desenvolvidas pelo CRAS ao longo de 2017

   Ao longo do ano, várias atividades são desenvolvidas pelo CRAS. A Assistente Social e Coordenadora, Cristiane dos Reis destaca que o CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, se pauta nas políticas públicas, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, é um local público, onde são realizados os serviços. “Sendo assim o CRAS é uma unidade de proteção social básica, que tem como um dos principais objetivos prevenir ocorrências de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, bem como que estas situações podem ocorrer nas mais diversas classes sociais. Desta forma o CRAS, busca atender as famílias em situações de vulnerabilidade social, fortalecer a convivência com a família e a comunidade”, explica.

Principais serviços desenvolvidos pelo CRAS

   No que se refere aos serviços no CRAS destaca-se: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para os idosos com 60 anos ou mais, adultos com faixa etária de 18 a 59 anos e para as crianças e adolescentes da faixa etária de 7 a 17 anos, junto a estes serviços são desenvolvidas atividades como oficinas de cidadania, artesanato e capoeira.

  Esse serviço tem o objetivo de complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecimento a convivência familiar e comunitária. “Temos ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF que potencializam a família como unidade de referência, fortalecem os vínculos internos e externos de solidariedade, por meio do desenvolvimento do convívio, socialização, autonomia e protagonismo das famílias, bem como pelo desenvolvimento de projetos coletivos e pela promoção do acesso a programas de transferência de renda, benefícios assistenciais e aos demais serviços sócios assistenciais e setoriais. O PAIF desenvolve ações preventivas, como: o acompanhamento familiar, visitas domiciliares, reuniões, campanhas, palestras e oficinas, sendo essas muitas vezes em parceria com demais setores”, explica Cristiane.

Confira algumas imagens dos principais serviços desempenhados pela equipe do CRAS durante o ano de 2017: