São João do Oeste promove 8º Concurso Municipal de Oratória

Na manhã de sexta-feira,26, a Secretaria de Educação de São João do Oeste promoveu a 8ª edição do Concurso Municipal de Oratória. Onze estudantes do Ensino Médio, que classificaram-se nas seletivas internas de cada escola, discorreram sobre o tema “Como eu combato a corrupção?” O evento, que conta com o apoio do Sicoob, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores. Os Jurados convidados para avaliar o desempenho dos estudantes foram: Marino Ramos, Alexandre Siqueira, Sadi Reckziegel, Narjo Paes e Delmar Cláudio Gaike. A classificação final foi a seguinte:

1º lugar – Matheus Zilles

2º lugar – Camila Müller Theisen

3º lugar – Kamille Lermen

4º lugar – Graciela Eluisa Spaniol

5º lugar – Camile Hammes

Além dos 5 primeiros classificados, participaram ainda da edição deste ano do Concurso, os estudantes: Jonas Wagner, Anerose Binsfeld, Éllin Taís Brixius, Luane Diehl, Cleonice Simon e Renato Guimarães Filho. Todos foram contemplados com um prêmio de participação.

O presidente da Sicoob, José Adalberto Michels, destacou a satisfação em apoiar o evento, que a cada ano aborda temas de relevância para a sociedade. O prefeito, Fernando Bisigo, parabenizou a todos os estudantes que participaram do Concurso, ressaltando o alto nível das apresentações, bem como, a importância do tema em pauta.

Participaram desta edição, 04 estudantes da Escola de Educação Básica Cristo Rei e 07 da E.E.B. Madre Benvenuta, da sede. O quantitativo de estudantes classificados, foi proporcional ao número de alunos regularmente matriculados no Ensino Médio de cada escola.

Os objetivos do Concurso são: Valorizar a oratória, como forma de crescimento individual, aprimoramento e treinamento; desenvolver a comunicação verbal e corporal do participante; auxiliar no controle da insegurança de falar em público; preparar e treinar novas lideranças; estimular a capacidade crítica e o espírito de cidadania entre os alunos participantes e descobrir novos talentos.

A primeira edição do Concurso foi realizada em 2008, com o tema “ÁGUA”.  A segunda edição, em 2009, com o tema “BARRAGENS”. A terceira, em 2011, com a temática “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”. Em 2012, a temática foi “ÉTICA E SEGURANÇA NA INTERNET”. A quinta edição foi realizada em 2013, com o tema “JUVENTUDE”. A sexta, em 2015, com o tema “A RESPONSABILIDADE NO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS”. A sétima edição no ano passado com o tema: “DESIGUALDADE ÉTNICA E DE GÊNERO”.