Dr. Felipe Gonzalez não atende mais no Centro Municipal de Saúde

Após Cuba anunciar o fim da participação no ‘‘Mais Médicos’’, profissionais cubanos que atuam no programa deixam o atendimento nas unidades de saúde a partir desta quarta-feira,21. A informação foi comunicada pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), que divulgou uma nota sobre o tema aos municípios.

Segundo o Conasems, os médicos cubanos estão sendo orientados a deixar o trabalho, de modo a organizar o processo de retorno ao país caribenho.

Desta forma, o Dr. Felipe Irian Rolo Gonzalez, que chegou à São João do Oeste em abril de 2014, também deixou a função. Conforme o Secretário de Saúde do município, Vitus Ritter, o médico cubano não está mais atendendo no Centro de Saúde, e diante da situação, solicita a compreensão da população.

O Governo Federal lançou um edital para seleção de médicos para ocupar as vagas deixadas pelos cubanos no Programa ‘‘Mais Médicos’’. Vitus destaca que São João do Oeste tem vaga aberta neste edital do Governo Federal e a expectativa é de que outro profissional médico assuma esta função.

Em nota aos municípios, o Conasems pede que secretários municipais de saúde prestem apoio aos médicos para que possam retornar a Cuba com “dignidade, tranquilidade e segurança”. “Esses profissionais estavam em missão no Brasil e é sempre oportuno destacar a importância e a diferença que fizeram na melhoria da organização, do acesso e da qualificação da Atenção Básica nos municípios brasileiros nesses cinco anos do programa. Além de nosso reconhecimento e agradecimento, devemos a eles nesse momento, todo nosso apoio e compreensão”, informa.

“O profissional cubano, a partir da cessação do vínculo do governo de Cuba com o programa Mais Médicos, e o anúncio da data de seu retorno a Cuba, perde as prerrogativas que legalizavam sua permanência e trabalho no Brasil, seu visto de trabalho e sua autorização para o trabalho no PMM —o RMS— expiram automaticamente, tornando sua permanência e seu trabalho ilegais”, complementa a Nota.

Confira a nota na íntegra: