Educação participa do I Seminário Intermunicipal do PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um compromisso assumido pelos Governos Federal, Estadual e Municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O Programa visa a formação continuada dos professores através de um curso presencial de 02 anos de duração, com caga horária de 200 horas por ano.

A formação destina-se a desenvolver ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem, para o processo de avaliação e acompanhamento da aprendizagem, para o planejamento das situações didáticas e para o uso dos materiais distribuídos pelo MEC.

O I Seminário Intermunicipal do PNAIC é a etapa final do 1º ano de programa, foi realizado em Itapiranga na quarta-feira dia 20 e contou com a participação dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena, além da GERED de Itapiranga.

Durante todo o dia, foram socializados trabalhos e projetos desenvolvidos pelos professores alfabetizadores ao longo da formação. Também contou com a participação da professora formadora da Universidade Federal de Santa Catarina, Maira Kelling Machado, que palestrou sobre a importância dos direitos de aprendizagem e da avaliação através de diagnóstico.

Na 5ª feira, dia 21, a professora Maira realizou uma visita técnica ao município de São João do Oeste, a qual teve como objetivo constatar “in loco” como ocorre o processo de alfabetização no município e o nível de alfabetização em que os alunos se encontram.

De acordo com Maira, foi uma visita muito importante, pois pode confirmar que os índices de alfabetização no município estão de acordo com a meta do PNAIC, sendo que, ficou impressionada e admirada com o trabalho realizado pelas alfabetizadoras e com o nível apresentado pelos alunos.

No período de 24 a 26 de novembro, ocorrerá a última etapa de formação das orientadoras de estudo dos municípios e o Seminário de encerramento na cidade de Treze Tílias.