Prefeito participa das tratativas do Movimento Pró-Ponte sobre o Rio Uruguai

Na quarta-feira,31 de julho, ocorreu uma importante reunião do Movimento Pró-Ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita. O encontro ocorreu na sede da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), na cidade de Ijuí – RS. A ponte é um anseio antigo da comunidade regional, e o movimento vem ganhando força com o apoio da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de SC (AMEOSC), as quais congregam 40 municípios, além de deputados e senadores.

O Prefeito de São João do Oeste, Fernando Bisigo, participou do encontro, representando a AMEOSC, pois integra a Comissão criada para tratar do assunto. Segundo Bisigo, o objetivo principal foi iniciar a conversação, mobilizando as duas associações. A Amuceleiro é presidida por Everaldo Rolim.

O encontro ocorreu na UNIJUÍ, pois contou com a participação de uma equipe de professores da Instituição, que irão auxiliar nos trabalhos e na formalização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, mostrando o que a Ponte representaria para ambos os Estados. O Secretário de Desenvolvimento do Turismo e Mercosul, de Porto Xavier – RS, Sr. Ovídio Kaiser, prestigiou a reunião e explanou sobre os caminhos a serem seguidos para viabilizar os recursos e tornar a obra realidade, uma vez que investimento similar ocorreu em seu município.

Fernando cita a importância de buscar o máximo de dados e informações possíveis para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, para que o projeto da Ponte sobre o Rio Uruguai possa ser apresentado em Brasília e permitir a viabilização dos recursos necessários.