Notícias

Turmas da Escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti realizam viagem de estudos

No dia 16 de agosto de 2019, os alunos do 2º e 3º ano da Escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti de Beato Roque, das professoras Débora Alana Flach e Carmen Neiss Wirth, realizaram uma viagem de estudos até a empresa SERNI na cidade de Iporã do Oeste, bem como na DUMI que se localiza nas proximidades, em São Lourenço.

A visitação ao lixão faz parte de um projeto desenvolvido na escola, abordando o Tema Lixo: seus diferentes tipos, destino correto, manuseio, separação, processo de coleta e reciclagem, consequências do destino indevido ao meio ambiente, entre outros.

O lixo chega até o galpão transportado por caminhões que fazem a recolha nos respectivos municípios: Iporã do Oeste, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Santa Helena.

Sabe-se que existe o lixo impossibilitado de ser reutilizado, em contrapartida, há o material descartado que pode ser reutilizável, muito útil e favorável ao meio ambiente. Sendo assim, destaca-se a importância dessa prática, uma vez que muitos produtos industrializados provem sua origem de matéria prima derivada da própria natureza. Assim, o responsável cita exemplos significativos na reciclagem de caixas de papelão (árvores), plásticos (petróleo), vidro (areia), latinhas (alumínio), reaproveitamento de caixinhas de leite como matéria para fabricar brasilit, etc.

A SERNI é uma das poucas empresas da região que realiza o serviço de coleta seletiva, a triagem e a industrialização do material recolhido semanalmente na residência dos munícipes. A predominância do descarte e aumento do lixo, decorre em maior parte na época do final de ano, com destaque para o material de papelão e plásticos. O responsável evidencia ainda, que o município de São João do Oeste é destaque na separação correta de lixo.

Posteriormente à visita, as turmas foram ainda até a DUMI (Indústria de Plásticos Ecológicos Ltda), na qual são realizados basicamente três processos com o material reciclável:  é moído (derretido entre 280 ºC à 300 ºC), posteriormente é lavado e por último, secado. A mesma ainda busca manter um cuidado especial e um destino correto para a água usada na lavação do material recolhido.

Nesta perspectiva, conclui-se que foi um dia extremamente rico em aprendizado e valores significativos, tanto para alunos quando para os profissionais presentes. A separação correta, importância da reciclagem e conscientização da reutilização começa nos pequenos passos e pequenos seres (o futuro da nossa sociedade).