Trabalho inédito em São João do Oeste

A transferência de embriões é um processo, dentro da Reprodução de animais no setor leiteiro, que visa remover embriões do trato reprodutivo de uma fêmea doadora e transferi-los para uma ou mais fêmeas receptoras. No começo do mês de agosto deste ano, a Secretaria de Agricultura de São João do Oeste apoiou e incentivou a primeira transferência de embrião dentro do município. O trabalho inédito foi coordenado pelo Médico Veterinário, Élio Ravazi de Oliveira, com a colaboração da Médica Veterinária Fernanda de Souza Rosa, que é Mestre em Reprodução Animal.

De acordo com o vice-prefeito e Secretário de Agricultura, Genésio Anton, a ação ocorreu na propriedade da família Kunzler de Beato Roque. “Este foi o primeiro trabalho do gênero realizado em São João do Oeste, onde conseguiu-se aspirar 5 embriões, porém, somente dois eram viáveis, sendo que estes foram implantados em duas novilhas da propriedade”, comenta Anton.

O Médico Veterinário, Élio Ravazi de Oliveira, explica que no dia 12 de setembro foi efetuada a ultrassonografia nas novilhas que receberam os embriões, sendo confirmada a prenhês. Ressalta que na sexta-feira, 04 de outubro, ocorreu a segunda coleta de embriões, com aumento hormonal na vaca, o que amplia a liberação de óvulos. Também houve a utilização de um equipamento microscópio de maior potência, o que facilita o procedimento.

Anton explica que a vaca doadora de embriões, chegou em sua 3ª cria a produzir no pico de lactação, 70 litros de leite por dia, com duas ordenhas. A transferência de embriões em vacas tem sido uma importante ferramenta para o melhoramento genético e por isso, vem ganhando cada vez mais importância e espaço no mercado. Basicamente, a técnica consiste na multiplicação do material genético de fêmeas de alto valor, de forma rápida. Com esta técnica, de transferência de embriões, reproduz-se rapidamente a melhor vaca do plantel.

A Família Kunzler de Beato Roque é referência na atividade leiteira. Com uma propriedade bem organizada, conta com Free Stall e plantel de animais de destaque. As atividades são conduzidas pelos irmãos Lauri, Joecir e Terciana, com a colaboração dos sobrinhos Mariana e Henrique.

O Médico Veterinário, Élio Ravazi de Oliveira, Chefe do Programa de Melhoramento Genético, há três anos intensificou os estudos, fazendo vários cursos, especializando-se na parte de reprodução de animais, investindo também na aquisição de instrumentos e parte laboratorial. Em breve, o procedimento será desenvolvido em mais uma propriedade de São João do Oeste.