Viveiro intensifica produção de flores usadas na ornamentação da cidade

O colorido e a ornamentação especial proporcionada na cidade encantam munícipes e turistas. As flores disponibilizadas para esta finalidade dão um charme ainda maior ao cenário. E o que impressiona muita gente, é que a grande quantidade de flores é produzida no Viveiro Florestal, mantido pela própria Prefeitura. As atividades do Viveiro Florestal de São João do Oeste iniciaram no ano de 1993. Na época, estava localizado na comunidade de La. Beato Roque. Em 1999, o Viveiro passou a funcionar no local onde está atualmente, próximo a cidade. Os trabalhos são desenvolvidos há mais de duas décadas pelos servidores públicos Inácio Schu e Milton Hentges.

O Viveiro Municipal de São João do Oeste tem por objetivo produzir mudas de espécies arbóreas e ornamentais, utilizadas no paisagismo do perímetro urbano. Mantém ainda a produção de mudas disponibilizadas para plantio em propriedades, como no caso do eucalipto, entre outras.

No que tange a ornamentação, o Viveiro passou a ter um papel voltado a produção principalmente de flores, específicas de cada estação, utilizadas pelo Setor de Urbanismo para o paisagismo na cidade. “As flores usadas nos canteiros da cidade, na ornamentação da praça, parque poliesportivo e outros locais, são produzidas aqui, no Viveiro”, comenta Milton. Com planejamento e organização, conseguem ter sempre uma boa quantidade e variedade de mudas e flores a disposição. Nesta reta de final de ano, onde ocorre a ornamentação de espaços públicos com decoração natalina, as flores produzidas no Viveiro também recebem destaque especial e dão um colorido a mais na cidade.

Milton destaca que nos últimos anos, a produção de mudas de chás também ganhou espaço. Ele solicita aos munícipes que tiverem variedades de chás, ou puderem coletar sementes de variedades diversas, bem, como, de árvores nativas, podem entregá-las junto ao Viveiro. Para se ter uma ideia, entre as espécies nativas cultivadas, o Viveiro dispõe de mudas de Timbaúva, Cedro, Canafístula, Pitanga, Cereja, Canela entre outras. Mudas nativas são usadas, por exemplo, para a recuperação da mata ciliar no projeto “Rio Fortaleza”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura.

O Viveiro também representa um importante papel social, servindo de espaço para a realização do Programa Cidadão Mirim, desenvolvido em parceria com a Assistência Social do município. Por meio deste programa, crianças e adolescentes tem a oportunidade de auxiliar em tarefas práticas do dia a dia do local, como plantio, poda e cultivo de várias plantas, recebendo a orientação adequada de profissionais.

Com um olhar voltado a preservação da natureza e do meio ambiente, o Viveiro Florestal conta com depósito onde são armazenados temporariamente produtos coletados em campanhas da Secretaria da Agricultura, com por exemplo, o lixo eletrônico. Posteriormente, todo material é recolhido por empresa especializada e destinado para reciclagem.