Coordenadora do PNAIC de São João do Oeste participa de encontro estadual
Dias 7 e 8 de maio de 2014, aconteceu mais um encontro dos Coordenadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em Florianópolis, junto a UFSC (gerenciadora do curso em nosso estado). De São João do Oeste participou a Coordenadora do PNAIC professora Marlise Herschaft.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Em 2013, os professores do 1º, 2º e 3º ano, participaram de um curso de 120 horas com ênfase na linguagem – Língua Portuguesa, e em 2014, o curso de 160 horas está sendo ministrado na área de linguagem com ênfase em Matemática.
No município de São João do Oeste, além dos professores do 1º, 2º e 3º ano temos também professores de outras séries e da Educação Infantil participando do curso. Além do cronograma presencial do curso, tem a atividade a distância que é desenvolvida pelos professores cursistas.
Um dos momentos do encontro em Florianópolis foi a socialização dos trabalhos desenvolvidos nos municípios no ano de 2013. A convite das organizadoras do evento, pelo Polo de Treze Tílias, o município de São João do Oeste fez a socialização dos trabalhos desenvolvidos em 2013. Estiveram presentes no evento mais de 400 professores de todo o estado. Segundo Marlise, evidenciou-se mais uma vez que a educação em São João do Oeste se faz de forma consciente e com comprometimento de todos: municipalidade, Secretaria da Educação e Escolas com todo seu quadro de funcionários.
Nos dois dias do evento, houve também palestras enfatizando que os conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças de modo que elas possam desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o contar, ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade.
A formação continuada leva o nosso professor a repensar sua prática, adicionando novas maneiras de trabalhar e também a resgatar maneiras esquecidas e que já deram certo.