Notícias

Vigilância Sanitária apresenta dados das atividades dos últimos doze meses

Conforme informações do Fiscal Sanitário, Gustavo Frederico Scholz, neste período foram realizadas 285 inspeções sanitárias em estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária, tais como bares, restaurantes, açougues, padarias, supermercados, hotéis, drogarias, agropecuárias, pet shop, salões de beleza, salas de massagem, associações comunitárias dentre outros. Foram emitidos no período 218 alvarás sanitários, documento este que licencia as empresas sujeitas à vigilância sanitária a funcionarem.

Na área de Saneamento, a Vigilância Sanitária é responsável pelo controle da qualidade da água para consumo humano, sendo que foram realizadas 180 coletas de amostras de água para análise no Laboratório Central do Estado. Além disso, foram vistoriados 74 sistemas individuais de tratamento de esgoto.

Também faz parte do trabalho da Vigilância Sanitária do município, a aprovação de projetos hidro sanitários de construções novas ou em fase de regularização, totalizando 65 projetos nos últimos 12 meses.

Foram recebidas no período, 52 denúncias nas mais diversas áreas como saneamento, alimentos, venda irregular de produtos e crimes ambientais.

Nesse período, houve ainda 02 operações conjuntas com o Ministério Público, Polícia Militar, CIDASC, Vigilância Sanitária Estadual e Ministério da Agricultura, focando no comércio de produtos de origem animal; 03 respostas a solicitações do Ministério Público e 01 Campanha de conscientização da população quanto a não criação de animais no perímetro urbano.

A Vigilância Sanitária de São João do Oeste visa promover a saúde pública atuando na eliminação, diminuição ou prevenção de riscos à saúde, intervindo nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e serviços.