Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente repassa mais de R$ 650 mil em forma de subsídios e programas de incentivo

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município de São João do Oeste fez um levantamento relatando as atividades exercidas nos primeiros sete meses do ano de 2014.

Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Bisigo, os valores repassados aos munícipes ultrapassa os R$ 650.000,00.

O programa de subsídio de horas/maquina, que é um programa onde a prefeitura municipal subsidia 25% da hora/maquina trabalhada até o valor de R$ 600,00 por propriedade com Nirf, ultrapassou os R$ 167.000,00. Este programa visa atender os produtores que de uma forma ou de outra visam melhorar suas propriedades e poder aumentar sua produção e consequentemente melhorar sua renda. Na forma de credenciamento das mais diversas máquinas atuando dentro do município, o produtor na sua grande maioria está sendo atendido da melhor forma possível. E isso garante agilidade no atendimento. Até o dia 31/07/2014 foram trabalhadas mais de 4.700 horas de máquina. Isso demonstra o investimento que o produtor está fazendo em suas propriedades, sendo que em muitas delas o produtor não pode aumentar a sua área, porém, ele pode melhorá-la para aumentar a produção. Foram feitos 926 pedidos de máquinas sendo que estes pedidos foram executados em 498 propriedades do interior do município de São João do Oeste.

Referente ao programa de subsídio por área efetivamente construída, a prefeitura municipal repassou na forma de subsídio por m² e m³ mais de R$ 83.000,00 a 22 produtores que construíram, ampliaram ou reformaram suas instalações que estão ligadas à agricultura e agropecuária. São as mais diversas construções feitas que irão ajudar o produtor a melhorar sua infraestrutura para poder facilitar seu trabalho no dia a dia ou para aumentar e ampliar a produção da sua propriedade. Neste programa, foram construídos 19.251,60 m² e 16.872,85 m³ alojados, entre esterco líquido e cisternas de água. O mais importante é que percebemos que os produtores que estão ampliando também estão preocupados em poder atender a sua produção na construção de cisternas, com 9.371,44 m³ de água depositada dentre os 16.872,85 m³.

O programa de melhoramento genético que é um dos carros chefes da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, também teve altos investimentos feitos nos primeiros sete meses do ano de 2014. Somente com a aquisição de sêmen bovino e seu repasse na forma de subsídio aos produtores, os valores ultrapassaram os R$ 163.000,00. O município de São João do Oeste fornece aos produtores o sêmen licitado sem custo algum ao produtor. E dentro do programa de melhoramento genético existe um programa que é coordenado pelo médico veterinário onde produtores da raça Jersey e Holandês trabalham com um sêmen pontuado e sexado. E com isso, percebe-se que o produtor está bem assistido quanto ao o que ele está usando em sua propriedade para melhorar a cada geração seu plantel de gado leiteiro.

O bônus agrícola, que é um incentivo à produção, que este ano foi reformulado e sua distribuição está sendo feita de forma mais coerente, também está sendo repassado aos produtores rurais. Os valores repassados nos primeiros sete meses ultrapassou os R$ 241.000,00 de um total de R$ 500.00,00. A programação de repasse está fixada até o dia 30/11/14, para os produtores que estiverem aptos a receber.

Já nos atendimentos veterinários, o município disponibiliza de dois profissionais para efetuarem os atendimentos clínicos que estão direcionados para a bovinocultura de leite. No período de 01/01/2014 até o dia 31/07/2014, os veterinários da prefeitura municipal fizeram 1.067 atendimentos clínicos. Com isso percebemos o quanto é importante termos dois profissionais, pois São João do Oeste é referência para muitos outros municípios da nossa região, no que diz respeito à atividade leiteira.

Com a aprovação da lei do plantão veterinário, a Secretaria consegue atender o produtor rural com mais rapidez. Isso dá grandes chances de poder recuperar os animais tratados com mais rapidez sem que o produtor tenha maiores perdas.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente organizou também a entrega de alevinos. Os pedidos foram efetuados junto à secretaria com posterior entrega aos produtores. Foi atingida a quantidade de mais de 33.000 alevinos encomendados, sendo que 136 produtores receberam os alevinos das mais diversas espécies.