Homologado o Decreto de Emergência pelo Governo do Estado
Nessa quinta-feira, 20 foi reconhecido pelo Governo de Santa Catarina o Decreto de Emergência emitido pelo Município no dia 14 de abril. A informação é do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech. Conforme ele a avaliação deste reconhecimento é muito positiva pois com isso Município passa a ter direito de receber benefícios para amenizar os prejuízos provocados pela falta de chuva. Relata que após a emissão do decreto de emergência os municípios tem prazo de 10 dias para preencher e enviar a documentação necessária para aprovação do Governo. Rech relata que em outros anos o Município decretava a situação de emergência, porém não finalizava o processo, deixando de receber artigos como kit transporte, kit bomba ou reservatórios.
O Prefeito Genésio Marino Anton comenta que essa homologação mostra a dedicação do servidor para trazer recursos para sanar o problema. Lembra que ainda está sendo aguardada uma aprovação do Governo Federal que também trará auxílios para a questão do transporte de água
Situação de Emergência no Munícipio
Após 5 semanas do Decreto de Emergência São João do Oeste ainda tenta manter o abastecimento sem o racionamento de água no Município, o Diretor de Saneamento Básico e Esgoto Cleiton Kroetz comenta que algumas pessoas ainda não entenderam a real situação que o Município. Observa que alguns munícipes ainda não respeitam todos os pedidos para economizar água. Destaca que ainda é necessário o transporte de água para manter o abastecimento.
Segundo Cleiton, hoje três caminhões trabalham puxando 460 metros cúbicos de água bruta por dia. Por este motivo, reforça o pedido para que a população consuma a água de forma consciente, evitando lavar carros e casas, banhos demorados, e reutilizando o máximo possível a água. Explica que calçadas por exemplo podem ser lavadas, reutilizando a água das maquinas de lavar roupas, que hoje consomem uma parcela considerável de água nas residências.