Educação participa de arena temática em Brasília

Paralelamente à XIX Marcha dos Prefeitos a Brasília em defesa dos municípios, diversas arenas temáticas de interesse da municipalidade estão sendo realizadas, entre elas destaque para “Desafios da Educação no último ano de mandato”, que, no dia 10 de maio, abordou assuntos que atualmente são os principais desafios enfrentados pela gestão municipal no país na área da educação: financiamento da educação: insuficiência de recursos federais; piso nacional do magistério e ampliação da oferta de vagas na educação infantil.

A Secretária de Educação Silvane Baumgarten e a Coordenadora Pedagógica Teresinha Staub estiveram participando do debate acerca da temática, que teve como palestrantes Dr. Mansueto Almeida, economista e doutor em políticas públicas, Marcelo Beltrão, Prefeito de Jequiá da Praia de Alagoas e Mariza Abreu, consultora da área de Educação da Confederação Nacional dos Municípios.

Segundo Silvane, a participação no evento foi relevante, pois o país está vivenciando um momento histórico do ponto de vista político e econômico, – “precisamos conhecer a real situação, para podermos projetar os próximos passos nos municípios, o que é crucial para a educação, já que nesta área específica, os resultados são a médio e longo prazo e é necessário ter clareza dos investimentos ora realizados” – salienta.

Além da participação na arena temática, foram realizados encontros com parlamentares como o Deputado Federal Pedro Uczai que, além de recursos para a construção da Creche e da Escola do Campo de Beato Roque, entre outros, vislumbrou a possibilidade de liberação, através de Emenda Parlamentar de sua autoria, de instrumentos para a Fanfarra Municipal de São João do Oeste.

Outro compromisso agendado na Capital Federal foi a audiência com os técnicos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, onde, acompanhadas pelo Prefeito Municipal, a equipe teve a oportunidade de obter esclarecimentos acerca dos programas e sistemas da Autarquia como: aquisição de mobiliário escolar, monitoramento de obras e PAR – Plano de Ações Articuladas.

Apesar de ter sido somente 1 dia e meio de contatos em Brasília, Silvane avalia que foi bastante produtivo para o município de São João do Oeste, – “muitas vezes temos receio de escancarar os anseios, carências e necessidades dos municípios junto aos Órgãos Públicos Federais, no entanto, este contato, além de abrir horizontes, permite que os encaminhamentos sejam feitos de forma mais ágil e correta”, – finaliza Silvane.

A FECAM também esteve presente na XIX Marcha dos Prefeitos a Brasília, inclusive a Presidente Sisi Blind teve espaço para falar em nome dos municípios do Estado de SC. Diversos prefeitos da AMEOSC estiveram participando do evento, entre eles o prefeito Sérgio Theisen e o prefeito de Iporã do Oeste Ilton Vogt, da nossa microrregião.

Vários temas de interesse da pauta municipalista foram discutidos, além dos desafios do final de mandato e ações frete à crise. Entre as diversas palestras, destacamos a palestra do Secretário Adjunto da Agricultura do Estado de SC Sr. Airton Spies, que falou sobre ‘Agroindústria e Desenvolvimento Municipal’.