Parceria Educação/FIESC oportuniza material instrutivo para pais

A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria com a FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina no âmbito do Movimento A Indústria pela Educação, ampliado para Movimento Santa Catarina pela Educação e mais recentemente Pais pela Educação.

Lançada em 2014, a Campanha Pais pela Educação tem o objetivo de estimular a participação da família na vida escolar dos filhos, pois alunos que recebem apoio dos pais na vida escolar têm maior e melhor aprendizado.

A participação da família na escola, porém, vai além dessa campanha. Ela deve ser contínua. Por isso a Campanha Pais pela Educação, embora lançada no Dia Estadual da Família na Escola, tem a perspectiva de ocorrer ao longo do ano todo.

Em 2015, o tema principal da Campanha foi Dicas para que os pais participem mais da vida escolar de seus filhos.

Em 2016, a Campanha Pais pela Educação terá como tema principal a Educação e Saúde, tendo em vista que a atenção sobre a vida escolar dos filhos passa, também, pelo acompanhamento da saúde deles e da família.

As duas Campanhas, 2015 e 2016, possuem material impresso para serem distribuídos entre as famílias. Visando a aquisição deste material impresso, a Secretaria Municipal de Educação entrou em contato com a FIESC, solicitando as duas Cartilhas para atender todas as famílias da Rede Municipal de Ensino.

E, no dia 25 de maio, no turno vespertino, a Secretaria recebeu a visita da Supervisora de Educação do Sistema FIESC-SESI/SC, Julice Stollmeier Kuss, que entregou oficialmente as Cartilhas, que serão distribuídas entre as famílias da educação infantil e ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

A Cartilha Educação e Saúde que objetiva compartilhar dicas de como a família pode desenvolver e manter atitudes preventivas e hábitos saudáveis pela família, pois além da diminuição de riscos à saúde, essas atitudes contribuem para o aumento das chances de melhoria no desempenho escolar dos filhos, será distribuída à todas as famílias, desde a Creche ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A Cartilha Dicas para que os pais participem mais da vida escolar de seus filhos objetiva estimular uma maior participação dos pais e responsáveis na vida escolar de crianças e adolescentes. Ações simples e rotineiras, como levar ou buscar o filho na escola, não deixar faltar sem motivo, respeitar os horários das aulas, organizar a rotina escolar, arrumar o uniforme, acompanhar o dever de casa, perguntar o que o filho aprendeu no seu dia de aula, participar das reuniões de pais, podem fazer toda a diferença para o êxito escolar dos filhos. Esta cartilha será distribuída entre as famílias dos alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.