Departamento de Assistência Social realiza Palestra Show

O Departamento de Assistência Social realizou na tarde do dia 23 de maio, uma palestra show com o palestrante Roselei Luiz Angst de São Miguel do Oeste, que através da música abordou a “Valorização do trabalho realizado pelo cuidador familiar”. A palestra teve início as 13h30min e aconteceu no Auditório da Feira Livre Municipal. Participaram desse evento os cuidadores e suas famílias.

De acordo com a equipe do Departamento de Assistência Social, o Programa Municipal “Cuidar de Quem Cuida”, em funcionamento há seis anos, tem nos encontros a participação assídua de cuidadores. ‘Sabe-se quão difícil é a função do cuidador, sendo que este muitas vezes não se sente seguro para levar e cuidar do seu familiar no domicílio. Além do medo gerado pelo desconhecimento, observa-se também o sentimento de desamparo destes familia­res nestas situações’.

O programa não se propõe a passar uma receita e nem um manual de instruções sobre o que o cuidador deve ou não fazer, mas sim, contribuir para a discussão e diálogo sobre o cotidiano do cuidar de uma pessoa.

Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade. Cuidar é servir, é oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo e escolhas, é praticar o cuidado.

O próximo encontro será no dia 01 de setembro, no Centro de Pastoral, com início às 13h30min. Todos os cuidadores estão convidados a participar.