Extremo Oeste forma segunda turma de jovens rurais

A última sexta-feira, 23 de setembro, foi mais um dia festivo no CETRESMO – Centro de Treinamentos da Epagri de São Miguel do Oeste. Após oito encontros, formou-se mais uma turma do curso em Formação, Liderança, Gestão e Empreendedorismo com Jovens: Sucessão Familiar.  Concluíram o curso, 31 jovens provenientes dos municípios de Paraíso, São João do Oeste, Palma Sola, Maravilha, Serra Alta, Caibi, Modelo, Bom Jesus do Oeste e Cunha Porã. Prestigiaram o evento técnicos da Epagri, lideranças regionais além dos familiares dos jovens.

O projeto com jovens rurais, especificamente curso em questão, é uma ação do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa SC Rural, convênio que o estado de Santa Catarina tem com o Banco Mundial. A Epagri, através de seu Centro de Treinamento, Gerências, Escritórios Locais, juntamente com as Agências de Desenvolvimento Regional, Prefeituras Municipais, Agricultores e demais parceiros, desenvolve desde 2013 este processo de formação.

O curso está pautado na profissionalização de jovens rurais, que buscam despertar a vocação e a viabilidade das atividades rurais e o desenvolvimento de liderança. Dividido em oito etapas no método de alternância e acompanhamento, com três eixos de formação:

• Formação social (liderança, relacionamento humano e desenvoltura pessoal);
  • Formação técnica (baseada nos sistemas de produção – bovinocultura leiteira, fruticultura, bem como novas alternativas como o turismo rural e meio ambiente);
  • Formação na área da administração rural, gestão financeira e empreendedorismo.

Estiveram diretamente envolvidos no processo de formação mais de 30 profissionais da Epagri, que foram instrutores durante as alternâncias. Foram aulas teóricas, práticas e excursões. Além dos conteúdos programados no curso, também fizeram parte da formação conteúdos extras, como a participação do Corpo de Bombeiros, Policia Militar Ambiental e CIDASC – que abordaram temas relativos aos seus trabalhos, plantas medicinais, saúde integrativa, oficina de alimentação e oficinas de bordado.

Com esta estrutura do curso, os jovens receberam a orientação e apoio das equipes da Epagri, para durante as oito alternâncias construírem seus projetos de vida que ao final do curso foram apresentados a uma banca e estão concorrendo a um apoio financeiro proveniente do Programa SC Rural. A apresentação destes projetos, que ocorreu no dia 22 de setembro, véspera da formatura, deixou clara a evolução destes jovens, bem como suas convicções ao apresentarem seus projetos de vida altamente qualificados.

“Muito obrigado pela boniteza que vocês fizeram aqui”, é a fala do seu Dorvalino Ferreira Terres, pai do formando Jaison Terres, do município de Paraíso, demonstrando o orgulho pelo filho ter feito parte deste processo.

A preocupação com o futuro da Agricultura Familiar está presente, uma vez que é sabido o esvaziamento dos espaços rurais, principalmente por aqueles que são a força renovadora, os jovens. Este trabalho demonstrou que há jovens dispostos a permanecerem no meio rural, através de uma livre escolha, pois entendem a agricultura como uma forma de concretizarem seus projetos de vida com renda, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.