Prefeito avalia primeiras ações à frente do Executivo

Passados os primeiros 30 dias à frente do executivo municipal, o prefeito Fernando Bisigo faz uma avaliação positiva do início do trabalho. Diversas ações e encaminhamentos foram desenvolvidos visando o bem-estar da população. O planejamento abordou questões em todas as secretarias, programas e projetos em andamento, bem como, novidades que serão implantadas. Logo nos primeiros dias foi realizada importante reunião com todos os secretários municipais e definidas as prioridades iniciais de cada setor.

O prefeito Fernando Bisigo comenta que uma importante decisão tomada foi postergar a realização da Expo São João. Tendo sempre em vista atender aos anseios da população e priorizar ações que visem o melhor para o município, a Administração definiu em conjunto com a Associação Comercial (ACISJO), que a 4ª edição da Expo São João ocorrerá no ano de 2018. “Essa decisão se deve pela necessidade de priorizar outras ações no primeiro ano de mandato”, ressalta. O prefeito Fernando cita ainda a Lei Federal nº13.019, que regulamenta o repasse de recursos públicos para qualquer entidade, incluindo a Associação Comercial, parceira na realização do evento.

No encontro que definiu a realização da Expo em 2018 estiveram presentes o Controlador Interno André Klunk, o secretário da Administração Wilson Weber, lideranças locais, incluindo Lúcio Bracht, Elton Gauer e Rogério Rech, além do presidente da ACISJO Jonathan Grasel e da secretária da entidade Giane Finger. Todos entenderam que a alteração da data, com intervalo maior, facilitará a organização por parte da Associação Empresarial e também do poder público, que precisa superar diversas etapas burocráticas.

Ainda visando encaminhamentos para a Administração, o prefeito convocou os vereadores para uma Sessão Extraordinária, ocorrida nos primeiros dias do mês de janeiro. Bisigo enfatiza a importância de manter um bom relacionamento com o legislativo, promovendo uma administração transparente e aberta ao diálogo. Ele agradece a todos os legisladores e espera manter uma relação cordial com a Câmara Municipal.

Confira os principais pontos abordados em cada Setor:

Educação

O foco é o início do ano letivo. A novidade fica por conta da Escola Rural Ministro Luiz Gallotti, a escola de campo localizada na La. Beato Roque, cujas atividades escolares também iniciarão neste ano. A nova Administração Municipal voltará com atendimento em período integral na Creche Kinder Haus. Haverá atendimento de manhã e à tarde, ou seja, os pais precisarão apenas retirar as crianças durante o período compreendido para a hora do almoço.

Saúde

Foi um período para avaliação de contratos e serviços já existentes, bem como para adequações e ajustes na equipe de trabalho do setor. A Administração dará atenção especial para a Secretaria, visando atender da melhor forma possível cada munícipe que procurar atendimento.

Administração

A Secretaria desenvolveu diversas ações especialmente na parte burocrática. O Governo Municipal preza por serviços que gerem economicidade e que transcorram dentro da legalidade. Pensando nisso, adequações na forma de pagamento do IPTU foram definidas. Toda a parte de licitações também recebe atenção especial. Projeção da Expo São João – Com a nova data, fica facilitada a preparação para o evento. A intensão da Administração Municipal é que a Comissão Central Organizadora seja formada com bastante antecedência. O evento fará parte das comemorações de aniversário do município no mês de dezembro de 2018. Um dos pontos fortes da feira promete ser a exposição de animais, pois o Programa de Melhoramento Genético, via Secretaria da Agricultura, garante gado de qualidade. Inúmeras atrações serão preparadas para a Feira.

Agricultura

Todos os programas estão em andamento, pois ainda no mês de dezembro ocorreram licitações e credenciamentos necessários para que não houvesse interrupção em nenhum serviço. Devido à grande produção da bacia leiteira no município e o elevado volume de silagem de milho confeccionada pelos produtores rurais, o foco neste início de ano está inteiramente voltado em auxiliar no fechamento dos locais de silagem. São duas máquinas Retroescavadeira atuando diretamente nas propriedades rurais que necessitam do serviço.

A Secretaria também segue com o subsídio de 25% da hora máquina, nos serviços terceirizados que são realizados. O Programa criado para atender os agricultores passa a ter um controle maior a partir deste ano, sendo que o produtor beneficiado receberá o valor correspondente ao seu incentivo depositado diretamente em conta bancária.

Transportes e Obras

Devido as férias da maioria dos funcionários durante o mês de janeiro, uma equipe priorizou os serviços de urgência e emergência. O período inicial está servindo para a recuperação e manutenção das máquinas do Setor. O prefeito Fernando Bisigo projeta elevados investimentos para deixar o parque de máquinas em boas condições e poder oferecer um serviço de qualidade aos munícipes. “A população de São João do Oeste pode ter certeza que não mediremos esforços para bem atender a todos, sempre dentro da legalidade e do que é função do poder público ofertar aos munícipes”.