Secretaria da Agricultura projeta várias atividades

O Programa ‘‘São João do Oeste em Destaque’’ de sábado 18, conversou com o vice-prefeito e coordenador da Secretaria da Agricultura, Genésio Marino Anton. Na entrevista, Genésio explicou o andamento dos programas no setor e enfatizou a importância da agricultura e do agronegócio para a economia local. Confira alguns trechos da entrevista:

Gostaria que relatasse aos amigos munícipes o trabalho à frente da Secretaria da Agricultura, considerada como o carro chefe da nossa economia;

GENÉSIO ANTON – Realmente a agricultura e o agronegócio são o carro chefe do nosso município. Constantemente a Secretaria busca implantar vários programas para que a nossa agricultura e pecuária consigam sempre se fortalecer. Estamos investindo bastante na bovinocultura de leite, que representa uma economia muito importante, pois tem grande importância econômica e social. Temos para a bovinocultura de leite um programa de melhoramento genético onde neste ano será investido um valor superior a R$ 330mil, além de ter à disposição dos nossos agricultores o serviço de plantão médico veterinário.

Para produzir bastante leite, precisamos produzir bastante alimento para os animais. Por isso o Município conta com um programa de Hora Máquina, para que o produtor consiga ajeitar sua área de lavoura e pastagem, com máquinas terceirizadas, onde há um subsidio de 25% na hora trabalhada, com valor máximo de até R$ 600,00. Com isso cada produtor consegue se estruturar da melhor forma possível.

O município também conta com um programa de incentivo por m² construído. Quais são os valores que o produtor recebe e se há um limite para cada um ser contemplado;

GENÉSIO ANTON – É um programa em que o município incentiva o produtor a investir, a modernizar e a melhorar as formas de produção e de trabalho em sua propriedade. E tem alcançado plenamente seus objetivos. Hoje estamos repassando por m² construído, seja de aviário, chiqueirão ou estruturas na área leiteira, R$ 3,00. E ainda R$1,50 por m³ construído com capacidade de armazenamento, que seria para cisternas de água ou armazenamento de dejetos. O que se nota a campo é que em muitos casos o produtor reinveste este valor recebido na própria estrutura, ou seja, melhora ainda mais sua propriedade. Esse programa não tem limite de incentivo, hoje na pecuária moderna estão sendo construídos estruturas enormes e por isso o Município não coloca teto para valor máximo, continua de acordo com o tamanho da construção efetuada.

O programa de Horta Familiar, que já está em andamento há vários anos no município, terá continuidade em 2017?

GENÉSIO ANTON – Sim, já na semana passada efetuamos o encaminhamento da licitação para compra de mudas de hortaliças e a previsão é que entre em vigor a partir do dia 15 de março. É um programa bastante interessante, onde cada família do município, seja rural ou urbana, tem o direito a receber 200 mudas de hortaliças por ano, gratuitamente. Com isso as famílias se organizam, cada mês buscam algumas mudas e mantém durante todo o ano uma bela horta em sua casa, melhorando o aspecto social e econômico, aumentando a qualidade de vida do cidadão. Também dentro da Secretaria cuidamos das atividades do Viveiro Municipal, onde começou-se a produzir bastante mudas ornamentais e de flores, principalmente para o setor de urbanismo, usadas nos serviços deste setor na cidade. Também se produz algumas mudas nativas da nossa região, tanto florestais quanto frutíferas, onde também algumas delas são distribuídas gratuitamente aos munícipes.

Quais outros programas estão previstos para este ano?

GENÉSIO ANTON – Temos em vigor o programa de fonte protegida, onde o município auxilia com 50% da hora máquina além de tubos para esta finalidade. Temos previsão de entrega de alevinos para o dia 19 de abril, onde os pedidos serão abertos no dia 20 de março. A secretaria tem à disposição 06 redes de pesca que são disponibilizadas ao munícipe para captura dos peixes de açude. O produtor retira a rede mediante assinatura de um termo de responsabilidade, onde ele compromete-se em devolver a rede ao município. Temos ainda dois convênios sendo um com a EPAGRI e outro com a CIDASC e ICASA.

Faça uma breve avaliação dos 45 dias à frente da secretaria da agricultura e também atuando como vice-prefeito municipal;

GENÉSIO ANTON – Os primeiros 45 dias foram muito bons. Dentro da Administração encontramos uma equipe muito séria e comprometida. Tivemos problemas sim, mas as soluções já foram encaminhadas, pois temos uma equipe totalmente focada em prestar um serviço de excelência no atendimento ao nosso munícipe.

O áudio completo do programa pode ser acessado em