Estudo sobre Termalismo é apresentado no município

Na manhã de segunda-feira,03, foi apresentado na Sala de Reuniões do Centro Municipal de Saúde um estudo sobre Termalismo, que é a área que trata sobre a utilização e exploração das águas minerais, bem como sobre o aproveitamento das condições terapêuticas e de lazer oferecidas pelas estâncias termais. Este estudo foi elaborado pelos Prof. Dr. Fernando Hellman, Profª. Drª Andreia Costa Tostes, Prof. Msc. Daniel Mauricio de Oliveira Rodriegues, Profª. Msc. Livia Crespo Drago, Prof. Fernando de Toledo Wendhausen, Profª. Maria de Fátima de Souza Rovaris.

Segundo os apresentadores deste estudo, a ideia central é difundir o Termalismo Social na Atenção Básica Catarinense, para que este seja aceito e utilizado. Entre os objetivos específicos destaca-se a intenção de qualificar profissionais da saúde em Termalismo Social (crenoterapia), além da produção de conhecimento específico e material informativo sobre o tema.

A intenção da apresentação do estudo em São João do Oeste deve-se pelo fato do município contar com amplo parque de águas termais, utilizadas para o lazer. A crenoterapia consiste na indicação e uso de águas minerais com finalidade terapêutica, atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde.

Com o potencial desse recurso terapêutico e os benefícios para quem a utiliza, o estudo busca aprofundar os conhecimentos sobre sua prática e seu impacto na saúde. Participaram da explanação profissionais da área da saúde do município, vice-prefeito, secretário da saúde e representantes das Termas São João.