Município projeta investimento superior a R$ 1 milhão e 200 mil em obras de infraestrutura

Durante a última semana, o Executivo municipal encaminhou junto a Câmara de Vereadores, um projeto de lei solicitando autorização para efetuar uma operação de credito, ou seja, um financiamento, via Badesc, no valor de R$ 1.200,000,00, a serem investidos em obras de infraestrutura.

O prefeito, Fernando Bisigo, o Vice-Prefeito Genésio Anton e o Secretário de Administração, Wilson Weber, participaram da sessão para dirimirem eventuais dúvidas. O projeto foi colocado em pauta, votado e aprovado na sessão de terça-feira, 07, pelos vereadores.

De acordo com o Secretário de Administração, Wilson Weber, serão executados três projetos com estes recursos. O primeiro trata da ampliação do sistema de tratamento, adução e distribuição de água. “Este projeto consiste em levarmos a água do rio Uruguai, tratada na estação de tratamento de Jaboticaba, até a comunidade de Beato Roque. A rede será interligada no sistema de distribuição já existente na propriedade do Sr. Francisco Uberto Rauber e seguirá pela estrada secundária até chegar na estrada geral que vai a Linha Ervalzinho e de lá seguirá pela estrada que dá acesso a torre da Tim, lá no alto do Taboco, na propriedade do Jandir Geller, onde iremos instalar alguns reservatórios de distribuição. De lá seguirá até a SC 496, onde na propriedade do Sr. Zildo Baumgarten, iremos instalar uma estação elevatória, de onde a água será bombeada até nos reservatórios na área industrial da prefeitura em Beato Roque”, explica Wilson.

A rede terá extensão superior a 7 quilômetros, com capacidade de bombeamento de 22 a 25m³ de água por hora.

Outro projeto previsto é a pavimentação asfáltica do centro da comunidade de Ervalzinho, onde será asfaltada a rua central em 230 metros, com uma pista de 10m de largura e calçada. A rua em frente à escola será pavimentada em 45m, com 8m de largura, também com calçada. E o terceiro projeto a ser executado com os recursos da Operação de Crédito é a pavimentação asfáltica de rua no centro da comunidade de Jaboticaba. “Estaremos asfaltando a rua principal em 150m, por 10m de largura e ainda a rua que desce entre o clube e a igreja até a ponte, ambas também com calçada pública em um lado”, ressalta Wilson.

Os projetos de engenharia estão sendo elaborados e estima-se que os valores da pavimentação asfáltica fiquem em torno de R$ 400 mil cada e a rede de água entre R$ 600 a R$ 700 mil. Weber enfatiza que com o Processo Licitatório, a grande probabilidade de os valores reduzirem. A parte que faltar para execução das obras, será complementada com recursos próprios do município.

Em relação ao início dessas obras, Wilson explica que isto dependerá da apresentação dos projetos executivos e de toda a documentação necessária para a operação de crédito, junto ao Badesc até o próximo dia 20, bem como, a aprovação e assinatura de contrato. “Não podemos precisar uma data específica, mas a equipe de engenharia e o setor administrativo estão empenhados e faremos o máximo para que estas obras iniciem o quanto antes possível, quem sabe ainda este ano”, completa Wilson.