Secretaria de Transportes e Obras mantém ritmo intenso de atividades

O Secretário Elói Afonso Weber comenta o andamento das atividades a frente do Setor de Obras.

Garantir estradas em boas condições, favorecer a trafegabilidade de veículos e o escoamento da produção agrícola. São desafios do setor de obras, coordenado por Elói Afonso Weber. Secretário, primeiro assunto é em relação ao parque de máquinas, está tudo em dia ou temos maquinário aguardando por reparos na Garagem;

ELÓI WEBER – Como todos bem sabem, no início deste mandato, tivemos problemas sérios com duas máquinas, as quais foram feitas as licitações e as devidas reformas. Mas, logo após a entrega da Giratória, tivemos problemas novamente, sendo necessário levá-la outra vez para Chapecó, na empresa que fez a reforma do motor. E hoje ela está funcionando a pleno vapor. E tivemos problemas com o rolo compactador, que também recebeu reformas. Mas, após 15 dias no serviço, apresentou problemas novamente, com sumiço de óleo no tambor de compactação. Foi acionada a empresa que fez a reforma a qual informou que o rolo deveria ser levado para Chapecó para averiguar o problema. Então, por enquanto, não temos uma previsão para o rolo compactador voltar ao serviço. Pois tivemos a informação por parte da empresa que fez a abertura do tambor de compactação, de que há uma rachadura. Com isso, seriamos obrigados novamente a efetuar outra licitação para recuperar esta máquina, pois a empresa alega que isto não faz parte da garantia. Vamos analisar a questão com a Assessoria Jurídica para encontrarmos o melhor caminho.

Nos últimos dias ocorreram serviços na Linha Ervalzinho. O que exatamente foi feito nas estradas da comunidade;

ELÓI WEBER – Na Linha Ervalzinho ficou pendente da Administração passada o alargamento da estrada entre as propriedades de Valdir Pauli a Francisco Wirth. Começamos a trabalhar com o rompedor de rocha para complementar o trecho.

E na outra ponta do município, na estrada em direção a Macuco também diversos serviços foram executados;

ELÓI WEBER – Sim, desde a propriedade de Airton Beckenkamp até o centro da comunidade. Foram rompidas rochas e alargadas algumas curvas, sendo reinvindicações antigas dos moradores daquela região. E nas primeiras horas será feito o completo cascalhamento do trecho.

No centro de Medianeira, próximo ao ginásio, a equipe do setor de obras fez diversas melhorias, resolvendo problemas já de longa data desta comunidade;

ELÓI WEBER – Em La. Medianeira, a cada enxurrada a água da chuva entrava na sociedade. Então atendemos um pedido das diretorias da Comunidade e Sociedade e fizemos a retirada de um barranco e escavações. Isso foi feito pela Administração Municipal e o que falta complementar é a colocação de tubos, da igreja até a estrada geral. Este segundo passo será feito tão logo a Prefeitura tenha o material e a comunidade também faça as aquisições necessárias para terminarmos a obra.

E para esta semana, onde estão concentrados os serviços e o que está previsto em termos de atividades;

ELÓI WEBER – Temos como foco o patrolamento e a reparação de estradas gerais, um tapa buraco, que seriam reformas em trechos não tão bons. Temos mapeados todos estes pontos que necessitam de reparos.

E a equipe secretário Elói, nota-se um clima harmonioso, de companheirismo entre os servidores do setor de Obras;

ELÓI WEBER – Sim, só tenho elogios para a equipe, pois estão abraçando o trabalhando em conjunto, de um modo bom e harmonioso. Eu tiro o chapéu para os servidores do setor de Obras de São João do Oeste.

A gente precisa também fazer um apelo, reforçar o pedido para os agricultores efetuarem a roçada a beira das estradas;

ELÓI WEBER – Sim, em outras oportunidades já fizemos este pedido, mas nota-se que pouco foi feito. Peço aos moradores do interior: vamos colaborar! É para a segurança de todos. Da mesma forma, colaborar na limpeza da boca da tubulação. Nota-se também que alguns fazem a roçada e deixam este material em frente aos bueiros. Isso tranca a tubulação e faz com que a Administração tenha que investir cada vez mais em troca de tubos nas estradas do interior.