Notícias

Município desenvolve Programa de Combate ao Câncer de Pele

      O câncer de pele é considerado o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Diante disso, o município de São João do Oeste desenvolve um Programa de Combate ao Câncer de Pele. O secretário municipal da saúde Vitus Ritter explica que a análise ocorre via serviço de Telemedicina, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A Telemedicina trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica à pacientes localizados à distância.

    Ritter salienta que o procedimento consiste na realização de exames para detectar problemas de pele. Na sequência, as imagens são enviadas para o Centro de Diagnóstico em Florianópolis, onde médicos especialistas em dermatologia fazem a análise. O laudo retorna a São João do Oeste, para os médicos do município avaliarem o procedimento que deve ser adotado.

     Conforme Ritter, São João do Oeste possui convênio com dermatologistas da região para o tratamento. Ele considera que o câncer de pele atinge percentual elevado de pessoas na microrregião e por isso merece atenção especial das equipes da saúde. Diante disso, a Secretaria investe na prevenção, visando atender a demanda da população através da Telemedicina. Segundo Ritter, o serviço tem aprovação no município, pois proporciona o encaminhamento dos munícipes para o tratamento adequado.