São João do Oeste promove Conferência Municipal da Saúde

São João do Oeste realizou na tarde de quinta-feira,22 de junho, a VI Conferência Municipal da Saúde. O evento foi organizado em parceria pela Secretaria da Saúde, juntamente com o Conselho Municipal da Saúde e ocorreu no auditório da Feira Livre. Bom público marcou presença e participou das discussões e deliberações acerca dos temas propostos na Conferência.

O tema abordado foi o “Planejamento em saúde, diretrizes e indicadores para o Plano Municipal de Saúde 2018-2021.  Inicialmente, o Padre Hugo Mentges fez a bênção da Conferência.

O Secretário Vitus Ritter destacou a importância deste momento, onde inúmeras definições sobre o setor foram debatidas em um espaço democrático, onde cada participante pôde expor sua opinião. O prefeito Fernando Bisigo ressaltou a importância do evento e agradeceu a boa participação de munícipes. Destacou que, apesar de dificuldades enfrentadas, o município e a região como um todo, tem uma realidade bastante satisfatória no setor da saúde, se comparada às situações críticas, vista muitas vezes em grandes centros. Segundo o prefeito, ter saúde representa a verdadeira qualidade de vida. A enfermeira Celina Lasarotto Grasel fez a leitura do Regimento, que regulamentou a Conferência.

Logo após foi ministrada uma palestra com Lisiane Rukhaber, que explanou sobre diversos aspectos relacionados a área. Os participantes puderam contribuir com sugestões sobre diversos aspectos que englobam a saúde no município de São João do Oeste. As propostas colhidas irão agora para parecer do Conselho Municipal da Saúde e serão apresentadas posteriormente em Audiência Pública, quando da elaboração do PPA – Plano Plurianual.

O Secretário de Saúde Vitus Ritter, agradece a participação do expressivo número de lideranças de todas as comunidades, que foram fundamentais para o sucesso da Conferência. Agradece também a todos os servidores da Saúde que se empenharam na organização e participaram da programação.