Eucalipto será usado na reforma de pontes e estrutura agropecuária da Expo São João 2018

O eucalipto, que teve seu plantio muito incentivado em outras épocas, recebe um olhar diferenciado a partir deste ano por parte da Administração Municipal. O maior uso da madeira é uma forma de agregar valor ao produto, conscientizando sobre a importância do setor para a economia local. Dentro desta ótica, o Município contratou uma empresa por meio de Pregão Presencial para fazer o manejo de eucaliptos plantados no Viveiro Florestal, cuja área é superior a 5 hectares. Conforme o vice-prefeito e coordenador da Secretaria da Agricultura, Genésio Anton, serão feitos especialmente palanques, toras e lenha em metro. Anton explica que a lenha será usada em diversas demandas do setor público. Ele ressalta que para o próximo ano, com a realização da Expo São João, boa parte da madeira será destinada para o local, preparado para a exposição agropecuária. “Ainda falta um bom tempo, mas já estamos nos organizando e planejando a parte agropecuária da feira”, comenta.

Outra ação que está sendo executada é o preparo de madeira, oriunda de toras maiores, que serão devidamente tratadas na autoclave instalada no município e posteriormente utilizadas na restauração de duas pontes no interior. Esta madeira passará por um processo que dura entre 8 a 9 meses, visando garantir maior durabilidade. Genésio explica que será recuperada uma ponte em Ervalzinho e outra em Linha Itacuruçu. “Com isso conseguiremos otimizar os recursos disponíveis, além de agregar valor à madeira de eucalipto”, finaliza Anton.