Comitiva viaja em busca de subsídios para fomentar turismo no município

Tendo em vista o expressivo crescimento do turismo em São João do Oeste e do grande número de visitantes que a cada ano buscam no município, uma alternativa de lazer e entretenimento durante suas férias, trazer novidades e incrementar opções a este público é uma necessidade constante. Diante disso, nos dias 28 e 29 de agosto, uma comitiva de São João do Oeste se deslocou até as cidades de Piratuba e Itá/SC, para conhecer atrativos turísticos consolidados e buscar subsídios para o fomento do turismo no município.

O grupo foi composto por representantes da Prefeitura, entre eles o prefeito Fernando Bisigo, do Núcleo de Turismo, ACISJO, Termas São João e da agricultura familiar e artesanato, ambas entidades diretamente envolvidas com o atendimento dos turistas no município.

Conforme Vanei Ritter, coordenador de turismo e organizador da viagem, a mesma foi custeada através do Programa DET, convênio do SEBRAE com o Município de São João do Oeste.

Segundo Ritter, no dia 28, na cidade de Piratuba, ocorreu um encontro com a Secretaria de Turismo, Assessor de Imprensa e representante da Associação Comercial daquela cidade. Na oportunidade ocorreu uma explanação sobre o turismo, colocando as dificuldades que a cidade de Piratuba também enfrenta. “A tarde participamos da Rota do Engenho, que é um passeio no interior do município, para conhecer um Hotel Fazenda e também uma propriedade que produz cachaça e tem exposições de aves e animais exóticos”, explica Vanei. Também aconteceu uma visita ao Balneário de Águas Termais de Piratuba, onde o gestor do Parque apresentou toda estrutura disponível.

No dia 29, a comitiva se deslocou até a cidade de Itá, onde foram visitados o Museu Municipal e a Casa da Memória, o qual retrataram através de documentário a história da cidade, o antes e depois da barragem. Foi realizado caminhada na cidade para conhecer os pontos turísticos e as construções históricas do município. Ocorreram visitas ao ZOO Park, a prainha e um passeio de barco até as torres da igreja que restaram da antiga cidade, submersa pelas águas da barragem.

Segundo Vanei, a missão técnica teve o objetivo de conhecer destinos turísticos, propiciando conhecimento, troca de experiências e acesso a modelos de referência, com foco na melhoria da oferta e dos serviços turísticos de São João do Oeste.