Educandário de São João do Oeste realiza sessão simulada do projeto Vereador Por Um Dia

A Escola de Educação Básica Cristo Rei promoveu sessão simulada do projeto Vereador Por Um Dia, oportunizado pela casa legislativa do município. O evento aconteceu na tarde de segunda-feira, 09, na Câmara, e teve participação de alunos, professores e vereadores. O secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, o prefeito, Fernando Bisigo, e o presidente do legislativo, Egídio Simon, também prestigiaram a sessão e fizeram uso da palavra.

Conforme a diretora da EEB Cristo Rei, Andreia de Souza Hackenhar, o objetivo principal do projeto visa uma melhor compreensão sobre o verdadeiro papel do vereador, tornando os alunos mais conscientes e críticos em relação a legislação e a democracia. A diretora informa que, os alunos tiveram como atividade a elaboração de um projeto de lei e houve a escolha dos melhores projetos. Os selecionados foram levados ao conhecimento da Câmara de Vereadores. De acordo com a diretora, os nove vereadores da EEB. Cristo Rei apresentaram uma série de proposições, incluindo projetos de lei, moções e pedidos de providências. “Mostramos que a escola também é local para se discutir política, instigar o jovem a participar da vida política da região, se engajar e motivar, ser protagonista de sua história”, afirma.

O projeto integra uma das atividades do Ensino Médio Inovador e o mesmo é coordenado pelos professores, Daiane Formagini, Sérgio Theisen, Vandoir Oschsler e Delci Schutz. Além dos 29 alunos que integram uma turma do Ceja, atualmente a EEB Cristo Rei conta com mais 107 alunos vinculados ao estado e 72 alunos da rede municipal.