Município investe R$ 200 mil em obras na Rua João Rech

As famílias que residem ao longo da Rua João Rech, na cidade, já podem usufruir das melhorias e investimentos feitos pela Administração Municipal ao longo do trecho. Foram diversas medidas, que garantem mais segurança aos moradores. De acordo com o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Wilson Weber, esta obra é resultado de um acordo celebrado entre a Gestão do Prefeito Sérgio Theisen e o Ministério Público, cuja origem foi uma denúncia feita junto ao MP, após uma enxurrada que aconteceu em 2014. Na época, ocorreu o desbarrancamento da lateral em parte da Rua Paraná.

Weber comenta que a obra foi licitada no ano passado, mas não executada. Coube a atual Gestão Municipal realizar a obra, que consiste em reduzir a infiltração de água no solo, no prolongamento da rua através da pavimentação com pedras irregulares (calçamento) e a implantação de uma sarjeta em concreto, que faz com que a água da chuva, proveniente da própria rua e da área do entorno, escoe em direção ao arroio que passa na cidade. Com as obras, buscou-se reduzir riscos de novos deslizamentos de terra na área.

Outra medida muito importante adotada pela Administração Municipal, na elaboração do projeto e execução da obra, foi a instalação de 28 escadas hidráulicas, que são redutores de velocidade do fluxo de água, colocados na sarjeta de concreto.

Foram investidos em torno de R$ 200 mil, considerando o licitado e os serviços efetuados pelo município na regularização do leito da rua, detonações e o fracionamento das rochas daquela área.