Escolas da Rede Municipal promovem Feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP

As Escolas da Rede Municipal de Ensino terão nesta semana uma programação especial voltada ao projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. A feira, que terá diversos produtos em exposição, estará aberta para a visitação a comunidade em geral. Para tanto, cada escola está organizando sua programação, iniciando na terça-feira,21, em Beato Roque, na escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti. Na quarta-feira,22, a feira será desenvolvida no CESJO – Centro Educacional são João do Oeste e na quinta-feira,23, na Escola de Cristo Rei. O início será ás 13h30min em todos os educandários, nos respectivos dias supracitados.

A Feira conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e do SEBRAE, cuja proposta incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

O projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, idealizado pelo SEBRAE,
destina-se a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

– Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

– Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

– Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

– Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte convida todos os munícipes para prestigiarem as feiras e conferir os belos trabalhos e produtos desenvolvidos pelos alunos.