Acadêmicos da UCEFF Itapiranga visitam Creche Municipal Kinder Haus

O curso de Arquitetura e Urbanismo juntamente com o curso de Pedagogia, em atividades interdisciplinares, visitaram a Creche Municipal Kinder Haus de São João do Oeste. A visita teve como objetivo conhecer a organização espacial e as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola.

De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gracielle Rodrigues, o objetivo da visita é obter conhecimento de um ambiente escolar, onde os acadêmicos observaram aspectos funcionais e de organização espacial da escola, que irão auxiliar na disciplina de projeto arquitetônico neste semestre. Segundo Gracielle, é de suma importância a organização do espaço escolar no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, podendo facilitar, limitar e orientar a prática educativa. A professora ressalta ainda que não basta a criança estar em um local organizado de modo a proporcionar suas capacidades, mas é preciso que interaja com esse espaço para vive-lo intencionalmente.

A professora Daiana Raquel Paschoali, destacou que a visita de estudo foi importante para os acadêmicos do curso de Pedagogia, uma vez que neste semestre encontram-se em estágio vinculado a Educação Infantil. É também por meio deste contato com a realidade observada que os acadêmicos tiveram a oportunidade de observar os espaços escolares, bem como toda a estrutura que rege a instituição de ensino. Estimulados por essa experiência, os acadêmicos serão desafiados a planejar práticas docentes nas quais possam desenvolver ações, que possibilitem ambientes favorecedores a interação e a aprendizagem significativa, além disso ambientes que estimulem o pensar e agir o infantil. A professora destaca ainda que é necessário conhecer e refletir sobre a organização espaço temporal das escolas, compreendendo-a como elemento importante do currículo que produzem subjetividades.

As coordenações do curso de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, juntamente com as professoras Daiana e Gracielle agradecem a Creche Municipal Kinder Haus de São João do Oeste, pela acolhida e colocam-se a disposição para parcerias futuras.

Site UCEFF Itapiranga