Biblioteca Pública comemora aniversário de 25 anos

Criada pela Lei Municipal nº 65/93 de 03 de maio de 1993, a Biblioteca Pública Municipal “Padre Afonso Hansen”, se propõe a oferecer e fornecer aos munícipes de São João do Oeste, de qualquer faixa etária, a possibilidade de usufruir de obras literárias, periódicos, DVDs e material de pesquisa para sua formação, informação e entretenimento.

Este ano, completa 25 anos de fundação e em comemoração à data, a Biblioteca Pública Municipal Pe. Afonso Hansen busca sempre a inovação, a revitalização e aposta no papel cultural e na importância do incentivo à leitura.

Nesse sentido, esse ano conta com mais uma profissional que auxilia nas contações de histórias, a Professora Lisane Werlang, que já faz este trabalho em outras escolas da Rede Municipal de Ensino e realiza essa atividade também na brinquedoteca e uma vez ao mês, nos educandários de Cristo Rei e Beato Roque.

A atividade de contação de histórias para as crianças conta com cenários especialmente desenvolvidos para ilustrar a magia e o encantamento do mundo da imaginação. Já foram trabalhadas duas histórias: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado e Os Piratas, de The Book Company. A próxima contação será do livro O vestido azul, de Sandra Aymone.

De acordo com a Coordenadora da Biblioteca, Juliane Steffen, o momento de contação de histórias é muito aguardado pelos alunos. “Impressiona como eles (os alunos) se envolvem com a história, de início muito concentrados e com o desenrolar da mesma passam de ouvintes ansiosos a participantes ativos”, destaca.

O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e completar experiências. Na formação de uma criança, ouvir histórias é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho infinito de descobertas e compreensão do mundo.

“São as histórias que nos abrem os ouvidos de ouvir e os olhos de ver, construindo a espécie humana”
Tatiana Belinky