Secretária de Educação analisa andamento das atividades do setor

O ano letivo de 2018 iniciou no dia 14 de fevereiro em São João do Oeste. Até o recesso do mês de julho serão 107 dias de efetivo trabalho com o aluno em sala de aula. De acordo com a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Silvane Baumgarten, muitas atividades já foram realizadas e diversas ações, projetos e programas foram implementados. “Podemos destacar a implantação da disciplina de Práticas Agrícolas nas escolas de campo localizadas em Beato Roque e Cristo Rei, com uma aceitação bastante positiva de toda a comunidade escolar, com um olhar voltado para a produção agrícola e a preservação do meio ambiente”, destaca.

Silvane cita que neste primeiro período de 2018, também foi implementado nas escolas, o ‘‘Programa Mais Alfabetização’’, que consiste em enfatizar o processo de alfabetização dos alunos nas turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental, através da inserção de um Auxiliar de Alfabetização e de recursos oriundos do Ministério da Educação diretamente para as APPs das escolas, visando a aquisição de material pedagógico para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dessas turmas. O programa já está acontecendo efetivamente no Centro Educacional São João do Oeste e gradativamente está sendo implantado nas escolas de Beato Roque e Cristo Rei.

Outra ação importante e que já vem acontecendo desde 2015 na Rede Municipal de Ensino é a entrega de boletins diretamente para os pais dos educandos. “Neste dia, os alunos ficam em casa e os pais vêm até a escola para conversar com os professores e receberem diretamente das mãos destes, o boletim com o rendimento escolar dos alunos de 1º ao 5º ano”, explica Silvane. Esta é uma ação de fortalecimento do vínculo família- escola, para efetivamente comprometer a família também no aprendizado dos alunos.

A Secretária ressalta ainda as ações cotidianas, como transporte, alimentação escolar e projetos pedagógicos em todas as áreas. “Enfatizar e enaltecer também o trabalho desenvolvido pelas direções, professores e funcionários de todas as nossas escolas. Sem o engajamento de toda a equipe a educação de São João do Oeste não teria a mesma qualidade”, comenta.