Departamento Cultural viabiliza Capacitação para dirigentes e coralistas

No último sábado, 20, foi realizada a primeira etapa de uma Capacitação, oferecida pelo Departamento Cultural, para dirigentes e coralistas de São João do Oeste. De acordo com a Diretora de Cultura, Felícia Theisen, mais uma etapa da formação está prevista para novembro. A capacitação foi disponibilizada também para formação de novos regentes. Felícia destaca o trabalho de base que é realizado no município há vários anos, por meio da disponibilidade de aulas de música, canto e técnica vocal para crianças e adolescentes. O objetivo é incentivar a participação também dos jovens nos grupos de canto.

Atualmente, 11 grupos de canto e corais, estão em atividade no município. Estão constituídos os corais de Cristo Rei, Beato Roque, Jaboticaba, Fortaleza, Medianeira, Ervalzinho, Grupo de Canto Santos Mártires de Beato Roque, Grupo de Canto Renascer de Itacuruçu. Na sede, está ativo o coral Santa Cecília, o Grupo Vozes Masculinas, Grupo de Canto Conexão Vocal, além do grupo Gold Stimmen. Eles participam ativamente de encontros municipais e regionais, bem como, na animação das celebrações.

O encontro de sábado foi coordenado pelo professor e maestro, Henrique Drebel. Além da troca de experiências sobre temáticas e dificuldades elencadas pelos próprios coralistas e dirigentes, debateu-se no encontro, formas de obter e buscar novas partituras para o coral, como tornar o canto coral atrativo para as novas gerações, cuidados com a saúde vocal, técnicas de respiração para o canto, a articulação da boca a favor da produção sonora e o repasse técnico do arranjo do hino do município de São João do Oeste. A segunda etapa do curso de formação será no dia 10 de novembro, com início as 9h no auditório da Feira Livre.

A Administração Municipal repassa anualmente, um auxílio financeiro para manutenção dos grupos e corais.