Vigilância Sanitária e Agente de Combate a Endemias registram irregularidades em cemitérios

A Vigilância Sanitária e a Agente de Combate a Endemias, realizaram vistorias nos cemitérios de todas as comunidades do município. Antes do Dia dos Finados, o Setor havia expedido um comunicado com orientações, para que cada comunidade procurasse manter a organização e a limpeza dos cemitérios, para evitar a existência de criadouros de Aedes aegypti e Aedes albopictus, que são os transmissores de diversas doenças.

As vistorias foram realizadas por Luciele Kipper e Neusa Specht, onde diversas irregularidades foram registradas. Elas solicitam mais uma vez que a população verifique nos túmulos de seus entes queridos, se há algum item em desacordo com as normas. “Pede-se que a população faça a retirada dos materiais irregulares e dê a destinação correta”, solicita a Vigilância Sanitária em conjunto com a Agente de Combate a Endemias.

No comunicado assinado pelas Fiscais Sanitárias e pela Agente de Combate a Endemias, há a recomendação: “Aos familiares solicita-se que não coloquem nos túmulos vasos com enfeites e plásticos que acumulem água. Os vasos devem estar furados e sem pratinhos. E deixar claro para o entendimento da população que as pessoas também podem ser punidas se identificadas e/ou sujeito a recolha e eliminação do item em desacordo”, afirma um trecho do Aviso.

Nos cemitérios (sepulturas, túmulos e monumentos funerários) somente será autorizada a utilização de vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes, que NÃO acumulem água. Nas vistorias, inúmeros ítens em desacordo foram encontrados.