Notícias

NASF e ESF projetam diversas atividades para 2019

   Para o ano de 2019, o NASF e o ESF de São João do Oeste estão organizando uma série de atividades. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, a farmacêutica Gabriela Salvador, além da continuidade dos grupos terapêuticos já em andamento, a equipe definiu pela criação de novos grupos em 2019. Entre as novidades, capacitações periódicas aos profissionais da saúde, que deverão ocorrer no próprio auditório do Centro Municipal de Saúde. Gabriela salienta que além de palestras ministradas pelos próprios profissionais do município, haverá também a participação Bombeiros, Médicos Especialistas e profissionais da Psicologia, com a abordagem de práticas integrativas e complementares em saúde no SUS. O setor pretende realizar um seminário para falar sobre estas práticas já adotadas, a exemplo dos florais, fitoterapia e plantas medicinais, além do interesse em iniciar o trabalho com a auriculoterapia.

   Neste mês, são desenvolvidas atividades alusivas ao “Janeiro Branco”, voltado a importância da saúde mental. Para março, a coordenadora do NASF cita a realização da “2ª Tarde da Mulher”, em parceria com o CRAS. O grupo de diabéticos também continuidade, porém, passará a ocorrer a cada três meses com encontros mais dinâmicos. Em abril, para o Dia Mundial da Saúde, o NASF está organizando uma programação na praça para verificação de pressão arterial e palestra com nutricionista.

   O grupo de tabagismo terá continuidade em 2019, bem como, ações para o Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais em julho, o setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul e o Dia Mundial contra a AIDS em dezembro. Também está sendo planejada uma Campanha de Doação de Sangue.