Inaugurado Horto Medicinal de São João do Oeste

Foi oficialmente inaugurado na última quinta-feira,19, o Horto Medicinal de São João do Oeste. Localizado em uma área de terra cedida pelo Hospital Santa Casa Rural, o espaço já conta com todos os canteiros em produção. O local contempla o “Relógio Biológico”, com 12 canteiros. Em cada um está especificado o tipo de chá e para qual órgão do corpo a planta traz benefícios.

O Vice-Prefeito e Secretário de Agricultura, Genésio Anton destacou que no total são 40 variedades de chás, cada uma identificada e para qual finalidade deve ser consumida. O Horto Medicinal foi implantado pela Secretaria de Agricultura, Pastoral da Saúde, com apoio da Epagri e a E.E.B. Madre Benvenuta. Alunos do Educandário desenvolveram um aplicativo que permite que o sistema de irrigação seja acionado por celular, de qualquer lugar, bastando ter conexão de internet. O Projeto para desenvolver a ferramenta contou com o apoio do Sicoob, representado no evento pelo Gerente da Unidade de São João do Oeste, Ronei Bracht. Também marcaram presença o Presidente do Hospital, José Orlando Kuhn, a Extensionista da Epagri, Alésia Gesing, Agentes de Saúde, Professores e alunos da E.E.B. Madre Benvenuta e o Pároco Pe. Hugo Mentges.

O Prefeito Fernando Bisigo manifestou a importância da ação, bem como, o trabalho desenvolvido pelas integrantes da Pastoral da Saúde, que contribuem com o compartilhamento das variedades de chás e o conhecimento no plantio e cultivo. Parabenizou todos os parceiros do projeto, ressaltando que profissionais da Secretaria de Saúde do Município irão aproveitar as plantas produzidas no Horto para incrementar práticas integrativas complementares em alguns tratamentos na área.

O Pároco Pe. Hugo Mentges proferiu uma bênção do Horto Medicinal, cujos trabalhos a partir deste momento passam a ser coordenados pela Pastoral da Saúde. Os chás produzidos no Horto estão à disposição da população de São João do Oeste, porém, solicita-se que não sejam retiradas (arrancadas) plantas inteiras do Horto, apenas o que for efetivamente consumido. Quem deseja mudas, poderá retirá-las junto ao Viveiro Florestal.