Definida alteração na sistemática de distribuição de água aos agricultores

Em conversa com o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) a Administração Municipal irá mudar os critérios para a distribuição de água bruta para as propriedades rurais de São João do Oeste.

Após expor aos conselheiros a atual situação, houve um entendimento unânime dos membros do CMDR, participantes da conversa, em alterar a sistemática adotada. O CMDR sugeriu a cobrança de parte da água transportada para as propriedades rurais. A mudança ocorrerá a partir de quinta-feira dia 07 de maio. Será feito um controle por NIRF e CPF e as propriedades vão ter um bônus (crédito) para ser usado no transporte de água.

A nova sistemática será semelhante ao programa de horas/máquinas (serviço terceirizado). O produtor que solicitar o transporte de água pagará integralmente o valor ao transportador e após será ressarcido em 40% do total da nota fiscal, limitado em R$ 1.000,00. As mudanças se devem principalmente por questões de coerência, efetividade e controle. Os pedidos poderão ser feitos diretamente com os transportadores credenciados.

Desde que São João do Oeste decretou Situação de Emergência por causa da estiagem, o município investiu aproximadamente R$ 200 mil no transporte de água para as propriedades rurais.