Aluna do município se classifica em 2º lugar em Concurso Regional de leitura no idioma alemão

Anualmente o Goethe Institut realiza seu concurso de leitura em língua alemã. Este ano, apesar da Covid-19 o tradicional concurso também se realizou. Desta vez online, outras vezes sempre era presencial.

São João do Oeste também participou desta grande oportunidade e, através da iniciativa da Professora de Alemão Lovane Inês Drebel, inscreveu a nossa aluna Jamily Petry Wirth. Inicialmente, a professora Lovane escolheu a turma do quinto ano do Centro Educacional de São João do Oeste, onde lançou a proposta para as turmas do turno matutino e vespertino. Foi Oferecida aos alunos esta chance para participarem. Alguns se manifestaram e dentre estes, cada um deveria ler algum pequeno texto, do caderno, ou algo da internet, mas em alemão. Destes a escolhida foi a Jamily. Segundo Lovane “Confesso que foi acirrado e difícil escolher uma criança apenas. Pois, vários já sabem ler muito bem. Porém, para o concurso decidi inscrever esta aluna citada”.

Então, a Jamily estava nos representando e realmente fez o seu melhor na leitura de um texto. Na verdade ela tinha dois textos e a livre critério dela, a aluna escolheu: “Frühstück auf dem Flussschiff”. Então, para nossa surpresa, a nível regional ela se classificou.

Após isso, novos desafios surgiram para ler um segundo texto: “der doppelte Leo”. Novamente, Jamily esteve bem entusiasmada e se esforçou ao máximo, como na primeira vez. Sendo uma menina esforçada e com um talento nato (oriundo da sua família) ela obteve incentivo dos seus; e se dedicou a ponto de quase decorar, outra vez, o texto proposto. Usou mais uma vez a sua roupa típica alemã. Fez uma bela apresentação, com gestos e encantou os jurados com sua arte de falar bem o alemão.

Finalmente a nossa aluna Jamily Petry Wirth ficou classificada no nível estadual, Santa Catarina, obtendo o segundo lugar no concurso de leitura em língua alemã. Categoria do ensino fundamental – Deutsch als Fremdsprache (alemão como língua estrangeira) nível inicial, A1.

“Isto é uma honra e um grande incentivo para a aluna e para o município de São João do Oeste/SC, que já possui o título como a Capital Catarinense da Língua Alemã”, finaliza Lovane.

Jamily  Petry Wirth de 11 anos de idade é filha de  Nilo Wirth e Jacinta Maria Petry Wirth. Conforme sua família desde pequena recebe muito apoio para a realização das atividades escolares e para além destas, participar de diversas escolinhas oferecidas pela secretaria da educação de São João do Oeste, dentre elas: patinação, vocal, danças e violão. Seus pais oferecem um apoio muito grande na questão de idiomas, e de modo especial o Alemão que a família pratica diariamente em casa. Além disso, a família considera muito importante o fato de ter a disciplina de Língua alemã na escola o que aperfeiçoa em muito o que aprende em casa. É uma das formas de cultivar com mais profundidade a nossa língua mãe.

Na música e cantos participando também de festivais a alguns anos e com destaque, tanto no estudantil como no da canção alemã. Jamily sempre se mostrou muito receptiva aos desafios para aperfeiçoar seu linguajar e na dicção especialmente e incorporando uma boa vivência na interpretação de cantos, teatro, poesia e músicas que ela apresenta para familiares, amigos, em eventos e para turistas que visitam a nossa cidade. Sempre gostou das aulas de alemão e se dedicou a fazer algo a mais do que era solicitado pela professora. Jamily já coleciona alguns trofeus em festivais. Também participou como atriz em show de abertura da Semana Alemã, junto com sua família, representando a imigração alemã no Brasil. Neste ano de pandemia participou da gravação de um CD junto com seu pai cantando em alemão.

Para participar do concurso, Jamily contou com o estímulo de sua mãe na repetição do texto, postura corporal, gestos, vestimentas típicas e gravações para deixar bem feito. O pai, por sua vez, se preocupou e empenhou na dicção e pronúncia correta, respeitando a entonação adequada, as vírgulas, as pausas e a articulação verbal. E, o pequeno Nilo Júnior torcendo pela mana, repetindo “Ich liebe dich Jamily” e repetindo algumas palavras que o marcaram em cada texto preparado para a leitura ou interpretação.

A família manifesta seu orgulho ressaltando “Acreditamos em família, que iniciativas desta natureza podem ajudar muito a preservação da língua e poderiam ser incrementados em forma de concurso municipal todos os anos, assim como em outras línguas como espanhol e inglês.

Queremos agradecer muito especialmente a professora de alemão Lovane Drebel, que dedicada como sempre, se prontificou em ajudar esclarecer dúvidas que surgiam e principalmente orientar sobre o bom preparo da aluna e por fim o encaminhamento das gravações para os jurados e também os novos textos para a Jamily estudar.

À  secretaria da educação por oferecer no currículo escolar a opção da língua alemã e  pelo apoio em participar de concursos deste nível”, finalizam.