Notícias

O Viveiro Mudas São João atende a mais de 10 anos a população de São João do Oeste

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech realizou na última semana uma visita ao viveiro de mudas São João, pois eles são os fornecedores das mudas que são distribuídos para a pulação via programa da secretaria da agricultura. O secretário enfatiza que constantemente é realizado acompanhamento na qualidade das mudas ofertadas. O objetivo da visita é a verificação dos processos de produção e tirar eventuais dúvidas acerca de questionamentos que possam surgir.


O Viveiro de mudas São João utiliza tecnologia de ponta no que tange a produção de mudas olerícolas, em sistema de cultivo protegido observando todos os critérios de sanidade vegetal recomendados inclusive com orientação de profissionais técnicos especializados. É importante salientar a todos os munícipes que recebem essas mudas, que pelo fato de se tratar de mudas com variedades hibridas de alto padrão genético, demanda-se a necessidade de alguns cuidados extras de manejo no cultivo das mesmas, como um local adequado para o plantio, solo bem estruturado e bem adubado, controle adequado de pragas e doenças, proteção extra para as situações de excesso de calor ou de frio e irrigação na medida certa.


O local de produção está a 4 anos localizado na comunidade de Linha Jaboticaba, mas já atendem há mais de 10 anos a população de São João do Oeste e região. O Gerente de produção Astério Nicolau Bressler, menciona que a capacidade de cultivo do viveiro já ultrapassa 1 milhão de mudas por mês e possuem atualmente mais de 10 mil metros quadros em estufas para a produção. Astério comenta que contam com a ajuda de 10 colaboradores para a realização dos trabalhos de produção.


Bressler destaca que o local do viveiro é apenas para a produção e preparação das mudas, a parte comercial de venda para o público se concentra na agropecuária da família, localizada no centro da cidade.