Município aposta na expansão do Turismo Rural

O município de São João do Oeste está apostando nas atividades voltadas para o Turismo Rural. O trabalho está sendo desenvolvido de forma conjunta entre a Secretaria da Agricultura e Departamento de Indústria Comércio e Turismo, por solicitação do Prefeito Genésio Marino Anton que deu inciativa ao planejamento da atividade na atual administração. De acordo com o Secretário da agricultura Rogério Rech, o município está em fase de mapeamento de propriedades rurais que apresentam interesse em desenvolver as atividades voltadas para o turismo rural. Relata que nos últimos anos a atividade não foi desenvolvida e passou por diversos entraves que acabaram desmotivando as propriedades interessadas. Explica que a intenção é desburocratizar a atividade para melhorar o seu desenvolvimento.

Já para o diretor de Industria Comércio e Turismo Elias Schneider, a atividade voltada ao turismo rural está ganhando espaço no Estado de Santa Catarina apresentando grande interesse dos turistas. Schneider relata que na ultima semana o Deputado Estadual Ivan Naatz, realizou uma reunião na prefeitura municipal elencando alguns pontos essenciais para desenvolver o projeto do turismo rural no município. O Deputado ressaltou que possui disponibilidade de recursos para a atividade de turismo, uma vez que Ivan Naatz é o Presidente do Conselho de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Ele também se mostrou interessando em ajudar a desenvolver o Turismo Rural do Município e divulgar as atividades do município pelo Estado. O deputado Ivan Naatz explicou que muitas cidades não desenvolvem a atividade do Turismo Rural por não acreditarem nela, mas citou o potencial de São João do Oeste elevado por se tratar de um município que por si só já apresenta a atividade do Agronegócio como predominante para o desenvolvimento econômico.

O Diretor de Indústria, Comercio e Turismo observa que a nível Federal e Estadual existem recursos disponíveis para as propriedades que desejam adaptar a sua atividade. Cita como exemplo o Fomento à Agregação de Valor e Empreendimentos Coletivos através do FDR (Fundo de Desenvolvimento Rural) que é disponibilizado pela secretaria da agricultura do Estado e operacionalizado pela EPAGRI.

Elias Schneider relata que esta modalidade de investimento integra a atividade do Turismo rural e disponibiliza recursos com juro zero. Agricultores que se encaixam no PRONAF estão aptos para fazer essa captação de recurso podendo receber até R$ 50 mil, sendo que em caso de custeio o valor é de apenas R$ 20 mil reais por família, o prazo de devolução é de até 5 anos.