Notícias

Cobertura vacinal contra o HPV atinge 100% em São João do Oeste

Durante o mês de março, meninas entre 09 e 13 anos de idade receberam a vacina contra o HPV (papilomavírus humano) nas escolas do Município, que desde 2014 integra o calendário básico vacinal e está disponível nos postos de vacinação de todo o Estado. Em janeiro de 2015, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra o HPV, passando de 11 a 13 anos para 09 a 13 anos. A vacinação contra o HPV ocorre em três etapas: a primeira dose, disponível nos postos de saúde e nas escolas catarinenses para meninas entre 09 e 13 anos; a segunda dose, administrada seis meses após a primeira e a terceira dose, aplicada cinco anos após a primeira dose. Quem recebeu a primeira dose até o início de setembro de 2014 pode aproveitar a campanha nas escolas para receber a segunda dose, sendo necessário apenas apresentar a carteira de vacinação com o registro da vacina anterior.

Em São João do Oeste foram vacinadas 88 meninas, atingindo 100% de cobertura vacinal. “É muito importante que o esquema vacinal seja mantido para que a imunidade contra a doença seja desenvolvida”, salienta a Enfermeira Celina Lasarotto Grasel.

Sobre o câncer de colo do útero

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 tipos diferentes. A vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo quadrivalente e protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os vírus HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse câncer é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, com registro de 402 mortes no Estado em razão da doença entre 2009 e 2013.

Apesar da alta incidência, o câncer de colo do útero pode ser prevenido por meio da vacinação, do uso do preservativo e da realização do exame preventivo (Papanicolau). O Ministério da Saúde recomenda que este exame seja realizado regularmente a partir do início da vida sexual.