Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Prefeitura Municipal de São João do Oeste- Secretaria da Saúde

TABAGISMO

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. Segue um modelo no quais ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo e promover a cessação de fumar, além proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde como a principal causa evitável de morte. Além de câncer de pulmão e outros cânceres, o fumo pode provocar enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral e envelhecimento precoce da pele.

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Oeste disponibiliza o Programa aos munícipes que desejam parar de fumar. Para participar do programa é necessário se inscrever pelo fone (49) 36363400 ou na recepção do Centro Municipal de Saúde.

Acenda essa ideia e apague o cigarro de sua vida!