Como Cuidar da Saúde Mental Durante a Quarentena
Olá munícipes, como todos sabem estamos vivendo uma pandemia, a qual exige que façamos mudanças (muitas vezes bruscas) em nossas rotinas e passemos a ter limitações em relação a algumas atividades principalmente no que tange a convivência social.
Diante deste quadro de mudanças e insegurança a chance de termos um prejuízo em nossa saúde mental durante e/ou após a quarentena aumenta significativamente e por isso conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) alguns cuidados e práticas simples se fazem necessários, como por exemplo:
- Procure por fontes confiáveis de informação como por exemplo o site do ministério da saúde, porém evite que essa busca consuma grande parte do seu tempo, estando bem informado, mas não obcecado;
- Evite passar muito tempo assistindo a noticiários, os quais atualmente tem como foco principal divulgar a pandemia;
- Procure fazer atividade física e/ou relaxante sem sair de casa, principalmente alongamentos e técnicas de meditação e relaxamento.
- Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas, fazendo ligações, chamadas de vídeo, mas evitando tornar a atual situação o centro da conversa.
- Procure se dedicar às atividades que gosta como, por exemplo, leitura, artesanato, assistir filmes e séries, ou seja, evite passar grande parte do tempo ocioso.
- Fortaleça o diálogo e atividades com o núcleo familiar.
- Aproveite para colocar as coisas em ordem;
- Evite constantes momentos de solidão;
- Em relação às crianças, atividades criativas, como brincar e desenhar podem ajudar o processo de expressar os sentimentos de medo e tristeza.
- Mantenha as rotinas familiares sempre que possível e crie novas rotinas principalmente com as crianças em casa. Pense em atividades lúdicas e pedagógicas para fazer com elas. Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando mesmo que somente com a família por causa do distanciamento social no momento.
- Fale com seus filhos sobre o covid-19 de forma honesta e apropriada à idade deles. Se eles tiverem preocupações, o fato de falar sobre elas pode ajudar a baixar a ansiedade das crianças.
- Foque também nos cuidados com seu jardim/pátio, não deixando água parada pois a dengue também é uma preocupação.
Lembre – se: assim como é de fundamental importância adotarmos práticas de prevenção em relação ao COVID – 19 também precisamos fazê-lo com relação a nossa saúde mental!
** Karine Dellbrügger – Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social