Encontro da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Fronteira é realizado em São João do Oeste

Ocorreu neste dia 16, mais um encontro da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Fronteira, evento que reuniu os membros de vários municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e foi realizado no empreendimento Asas Agroflorestas, de propriedade de Ney Albring na comunidade de Linha Beato Roque. A programação teve início com uma reunião por volta das 10 horas e se estendeu a tarde com visita técnica.

Conforme Elias Karling Schneider Diretor de Cultura e Turismo, para o desenvolvimento do turismo em São João do Oeste esses eventos são fundamentais, pois a troca de experiências que ocorre nesses encontros é de grande valia e acaba agregando sugestões para o turismo do município. Pois o turismo rural tem ganhado cada vez mais destaque, conhecido também como agroturismo, permite aos seus turistas conhecer e ter contato direto com a natureza, a agricultura e culturas locais, valorizando a hospedagem domiciliar em um ambiente totalmente rural. Quem busca por um turismo rural, certamente está buscando coisas simples e autênticas, como forma de “fugir” do estresse e da complexidade vivenciada todos os dias no meio urbano. A partir disso, essa atividade desponta como uma atividade que proporciona paz, tranquilidade e relaxamento aos seus praticantes, finaliza Elias.

O Prefeito Genésio Marino Anton também participou do evento e destaca que uma das prioridades da administração municipal é o desenvolvimento do turismo rural. Aproveitou para parabenizar as melhorias que Ney Albring está efetuando no ASAS. Segundo Anton, esse ramo do turismo valoriza a cultura local e as populações que vivem no meio urbano, pois privilegia a mão de obra local, podendo, em certos casos, amenizar ou reverter o processo do êxodo rural, além de estimular a produção local. Mais além da agricultura e da pecuária, ele promove também um aumento na renda dos trabalhadores do campo.

O evento também contou com a presença de técnicos do SENAC, foram repassadas proposições de assessoria e consultoria na área do Turismo, bem como um mapeamento de rotas turísticas pois o objetivo é o fortalecimento do turismo na região.