Vice-prefeito acompanha alunos em visita técnica a propriedade

Visando aliar teoria à prática, o vice-prefeito e coordenador da Secretaria da Agricultura, Genésio Anton, acompanhou estudantes da Escola de Cristo Rei em visitas técnicas a propriedades onde é desenvolvido o projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Esta sistemática está em andamento no interior do município e foi oportunizada via o MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem.

Conforme Genésio Anton, alunos do educandário desenvolveram um projeto que foi, inclusive, apresentado na Feira do Conhecimento, promovida pela ADR Itapiranga. O tema do referido projeto assemelha-se as características defendidas com o sistema PAIS. As visitas ocorreram às propriedades de Artêmio Meier e Pedro Veit, ambas em La. Macuco. Basicamente, o sistema acomoda uma estrutura onde mantém-se a criação de frangos caipira e horta, com o cultivo de vasta gama de produtos, usados, principalmente, na alimentação das famílias. A ideia central é que ambas as atividades se complementem, como por exemplo, hortaliças que forem descartadas, serem utilizadas na alimentação dos frangos, bem como, o esterco gerado pelas aves serve de adubação para a horta.

O PAIS é conhecido como uma tecnologia social que está sendo reaplicada em diversas regiões do estado, com baixo custo e tendo, como premissa, o manejo orgânico da produção, fugindo do convencional e incentivando os agricultores a adotarem em sua propriedade uma policultura.

Agroecológica: Devido ao fato de tratar-se de um sistema de produção baseado na preservação e respeito ao solo, ao meio ambiente e ao homem, em condições trabalhistas, econômicas e sociais justas;

Integrada: Por aliar a criação de animais com a produção vegetal e ainda utilizar insumos da propriedade em todo o processo produtivo;

Sustentável: Por preservar a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva o associativismo dos produtores e aponta novos canais de boas colheitas agora e no futuro.