Notícias

Município é convidado para participar de evento internacional de educação

Entre os dias 22 a 24 de setembro a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação esteve participando do IV Colóquio Internacional de Educação e do I Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares promovido pela UNOESC de Joaçaba, que recebeu pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Um dos objetivos do evento foi refletir sobre os fundamentos, as perspectivas e as ações educacionais num contexto que reclama diversidade, singularidade e reconhecimento do outro ao invés da homogeneização e da normatização do ser humano.

Segundo a Coordenadora Pedagógica, Teresinha Staub, as escolas infelizmente, ainda seguem aquela ideia de padronização do pensamento e do comportamento do aluno. Precisamos pensar em romper com esse tipo de pensamento.

Além de várias conferências, o evento também teve mesas redondas, comunicações orais de ensaios, pesquisas e relatos de experiências educacionais. São João do Oeste participou com um relato de experiência com o título “PNAIC: Relatos de Experiência de uma Formação Continuada para a Garantia de uma Alfabetização de Sucesso”, cujo trabalho foi escrito pela Formadora do PNAIC Maria Gleidi Freitas Kelling Machado da Universidade Federal de SC (UFSC) e a Orientadora de Estudos, Teresinha Staub.

Este trabalho apresenta informações relevantes nos relatórios completos da Orientadora de Estudos do município de São João do Oeste, resultado da formação continuada realizada com os alfabetizadores deste município, orientado pela formadora e orientadora de estudos do PNAIC, no polo de Treze Tílias. Conforme relatos dos professores alfabetizadores, a formação do PNAIC é considerada relevante, pois a partir da reflexividade, tem facilitado as trocas de experiências entre os professores, tornando a aula mais atrativa, criativa, fazendo a diferença na sala de aula. As atividades e temas desenvolvidos no curso proporcionaram ao professor uma mudança de atitude e prática em sala de aula. Finalizando o primeiro ano de formação, já é possível evidenciar o quanto a formação do PNAIC tem mobilizado os professores da educação básica.